Exclusivo!

Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Poucas & Boas: BA 393, Jaques Wagner, Paulo Sérgio e a Covid-19

Jaques Wagner desiste de candidatura e coloca PT em parafuso. (Foto: DCM)

Covid-19 em queda

Já é visível em nossa região a queda dos casos de Covid-19. A Ômicron nos afetou de forma intensa nesse início de ano. Poço Verde, em Sergipe, chegou a bater 107 casos ativos. Heliópolis chegou aos 59. Hoje, o município com a maior quantidade de casos ativos é Ribeira do Pombal, com 39. Mas uma coisa ainda não nos deixa tranquilo: o carnaval. Embora não tenhamos festa oficial, há as particulares. Isso pode provocar uma nova onda de Ômicron porque sempre existem os descuidados e negacionistas. 

BA 393, novo pai

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal é o novo pai da recuperação da BA 393. Como estamos num país onde esperteza é uma espécie de ato de inteligência para enganar pessoas, o eterno pré-candidato a deputado federal, com ficha igual a pau de galinheiro, postou nas redes sociais a finalização do projeto de recuperação da rodovia que liga Poço Verde (Sergipe), na divisa até a BR 110. Não disse que foi ele que conseguiu a obra, mas disse que continua lutando e trabalhando incansavelmente para o bem dos nossos municípios! Quem está desinformado sobre as dezenas de autoridades que pediram a recuperação desta estrada vai pensar que Ricardo Maia é o pai da criança.

Ricardo Maia tenta tirar dividendos políticos da recuperação da BA 393. (Foto: Divulgação)

BA 393, a obra

Mas que o projeto de recuperação está pronto, e deve ser iniciado em abril, isso é verdade. Até porque o governador Rui Costa deve renunciar ao mandato, passar a bola para João Leão e disputar uma vaga para o senado. Sair do governo e não deixar iniciada uma obra que ele prometeu em todas as visitas que fez por aqui vai ser uma decepção que pesará na captação de votos. Até aqui, todas as obras prometidas por Rui Costa em Heliópolis foram concluídas ou iniciadas. Só resta a BA 393.

Jaques Wagner fora

Agora é oficial: Jaques Wagner não quer mais disputar o governo da Bahia. A decisão deixou o PT baiano em parafuso. O partido se especializou em dar tudo para não perder a cabeça de chapa. Agora parece encurralado a dar mais para não perder o apoio a Lula. Além de controlar os descontentes, terá que explicar ao eleitor que não foi a fuga de uma possível derrota para ACM Neto. E tudo isso acontece exatamente no momento em que vários políticos começam a desembarcar do navio petista. A questão também, que ainda não está resolvida, é convencer o senador Otto Alencar a topar a parada de ser adversário do neto do seu ex comandante.

Paulo Sérgio

O prefeito de Adustina se move rapidamente para não deixar brecha para falatório dos adversários quando os problemas acontecem. Acusado de entregar uma viatura cheia de perrengues à Guarda Municipal do município, marcou pregão no dia 15 de março para aquisição de veículo 0 Km, utilitário esportivo (SUV) não compacto, com o fim de equipar a Guarda Civil Municipal. Alguns prefeitos precisam conversar com Paulo Sérgio para aprender como resolver crises sem provocar maiores danos. Eles poderiam contratar uma palestra com o colega.

Contra a lógica

Tudo no mundo caminha para aquilo que é certo. Apesar das desgraças promovidas pelo Vladmir Putin, a Europa está unida com americanos e canadenses para estabelecer o que é correto. A invasão da Rússia foi uma estupidez e deve ser combatida. Enquanto isso, no Brasil, o presidente apoia o autocrata russo, mesmo o Itamarati condenando a invasão. Na esquerda, em nome de uma ideologia cheia de incoerências, para condenar os EUA, há muitos que tentam justificar as atitudes de Putin. Chegam até a dizer que tudo foi culpa dos americanos. O Bolsolulismo é um fenômeno que tem por finalidade ir contra tudo e contra todos. Parece desejar no fundo que Sérgio Moro se eleja presidente para que ambos continuem vítimas do sistema. Curioso é que, mesmo assim, continuam liderando as pesquisas.

Leniência perigosa

Vejam o que é flertar com o perigo. Uma professora foi contaminada por Covid-19 numa escola do povoado Tijuco. Depois de confirmada a doença, a profissional se isolou. Entretanto, não houve uma ação da direção da escola para averiguar se houve contato com outros profissionais ou alunos e tomar as providências. Como a Ômicron está mais silenciosa, pode ser que muitos tenham se contaminado e pensado apenas numa gripe. Um professor perdeu o paladar e foi logo fazer o teste. Esperamos que esta leniência com a doença não traga maiores prejuízos.