As gêmeas Samyra e Sarah, de Teixeira de Freitas, vão estudar Medicina no Rio de Janeiro. (Foto: SulBahia) |
Gêmeas Médicas
As gêmeas baianas, Samyra e Sarah Aramuni, residentes na cidade de Teixeiras de Freitas, no extremo sul da Bahia, conquistaram vaga para estudarem Medicina em cerca de 30 universidades. A boa notícia vira festa quando se descobre que as jovens gêmeas, de 19 anos, são estudantes de uma escola pública estadual e entraram nas listas das universidades nas primeiras colocações. Depois do impacto da aprovação, Samyra e Sarah decidiram estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Samyra passou em segundo lugar e Sarah foi a terceira colada, após avaliação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Estudar muito!
A conquista das duas gêmeas é inédita, mas deveria ser algo comum. Fora o fato da gemelidade, deveria ser comum alunos de escola pública disputarem as principais vagas em cursos muito disputados. A coisa soa como algo impossível, o que não é. Mas é fato que é preciso estudar muito todas as matérias. Samyra disse que estava 100% online sem que ninguém ficasse nos pés das duas. Para se divertir, o que as duas faziam? “A gente estudava", disse a aluna em entrevista à TV Bahia. Certamente teremos mais duas médicas eficientes e, é mais provável, devem ficar lá pelo Rio de Janeiro. As irmãs concluíram o ensino médio no ano passado no Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEP), em Teixeira de Freitas.
A culpa é da Ucrânia
Na conversa telefônica que teve com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, Vladimir Putin afirmou que a Rússia não está bombardeando cidades ucranianas. Segundo o Kremlin, o ditador russo afirmou que há muita notícia falsa circulando e que as mentiras são das autoridades ucranianas. O autocrata russo não se cansa de apontar para o outro aquilo que é atividade constante de sua autoria. Afinal, onde há censura à imprensa, a ponto de ser proibido dizer que houve uma invasão no país vizinho? A Rússia insiste em afirmar que foi uma Operação Especial Militar. Outra questão, que prova ser a Rússia o campo prolífero de todas as mentiras, foi a proibição da rede social Facebook. Será que o Bolsolulismo ainda defenderá Putin? Claro que sim! E para que servem as mentiras?
Zelensky, presidente eleito da Ucrânia, resiste aos ataques russos e já é herói. (Foto:NBC)
Zelensky
Em breve discurso nesta sexta-feira (4), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um minuto de silêncio "para honrar todos aqueles que foram mortos" na invasão de seu país pela Rússia. O mandatário também defendeu que os europeus saiam às ruas de seus países em apoio aos ucranianos. Esse apoio vem até da Rússia, onde uma senhora de 93 foi presa pelo regime de Putin só por pedir que o autocrata parasse com a guerra. Enquanto Zelensky vira herói aos olhos do mundo, Vladimir parece não estar disposto a desistir tão cedo. Ele sabe que já perdeu, mas quer sair com alguma vitória. Fora a militar, outra será impossível.
Terra de índio
Brasília se aproveita sempre dos fatos que dominam o noticiário para “aprimorar” a legislação e “passar a boiada”. O deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara, foi ao Twitter informar que pediu urgência para a tramitação do projeto do Executivo, apresentado em 2020, que libera a exploração mineral em terras indígenas. O desejo de explorar estas terras não é de agora, mas Bolsonaro esbarra na legislação. Por ele, tocava fogo em tudo. Ele detesta o povo indígena, tratado sempre como selvagens, preguiçosos e inferiores. Todos sabem que a forma de pensar do presidente revela que o selvagem é ele, que também não é muito chegado ao trabalho e só é superior o seu cargo.
Desculpa do Pibinho
O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, está 0,5% acima do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas continua 2,8% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014, segundo o IBGE. Mas não há problema nisso. Paulo Guedes, o ministro do crescimento em “V”, mas de cabeça para baixo, já tem a desculpa na ponta da língua: foi a guerra!
João Leão (PP) será governador da Bahia a partir de abril deste ano. (Foto: Chapada em Foco)
O novo Governador
A Bahia terá novo governador a partir de abril. O vice, João Leão (PP), vai assumir para que Rui Costa seja candidato ao senado. Considerado um tanto quanto imprevisível, João Leão tem fortes ligações com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Boa parte do que aparece nas pesquisas para Bolsonaro é trabalho já do Centrão e isto aterroriza o PT. Já pensam até que o presidente possa se apoderar do Governo da Bahia. O governador Rui Costa já conseguiu mudar praticamente todos os votos contrários à candidatura de governador de Otto Alencar na executiva estadual do PT. A chapa Otto/Rui será aprovada amplamente porque o PT sabe obedecer a seus líderes. Entretanto, além de poder perder o estado em 2023, os petistas estão com medo de perdê-lo agora em abril.