Poço Verde faz lockdown de 6 dias e Heliópolis de apenas 3

Prefeito José Mendonça baixou lockdown de apenas 3 dias (foto: PMH)

O prefeito municipal de Heliópolis, José Mendonça Dantas, assinou o Decreto nº 260, datado de 26 de maio de 2021, onde estabelece a suspensão das atividades em todo o município, no período compreendido entre às 5 horas do dia 28, sexta-feira,  e às 5 horas do dia 31 de maio de 2021, segunda-feira. Só será permitido que funcionem clínicas e serviços médicos e/ou odontológicos, inclusive fisioterapia; farmácias e drogarias; serviços médicos veterinários; lojas agropecuárias para venda de medicamentos e rações para animais; supermercados e estabelecimentos que comercializem produtos de higiene e limpeza; açougues; postos de combustíveis; borracharias; funerárias; serviços públicos de saúde e segurança; padarias; quitandas; limpeza pública; serviços de telecomunicações, internet e concessionárias de serviços públicos, sem atendimento presencial; restaurantes e congêneres. É, na verdade, um lockdown de calça curta.

Desta vez, a prefeitura estabeleceu que os serviços essenciais devem fechar suas portas no sábado (29), às 14 horas. Restaurantes poderão funcionar no sistema de delivery até às 24 horas. Fica suspensa a feira livre do dia 29 de maio, bem como a colocação de barracas e similares para comercialização de qualquer produto, em praças e vias públicas, no período de duração do lockdown. Quem não obedecer sofrerá advertência. Insistindo, será aplicado multa diária de até cinco mil reais para pessoas jurídicas, a ser duplicada por cada reincidência. Em caso de pessoa física, a multa será de 250 reais. Haverá ainda multa diária de até 1.000 reais para MEI, ME, e EPP´s, a ser duplicada por cada reincidência. Por fim, embargo e/ou interdição de estabelecimentos. Se houvesse uma maior conscientização da população, seria uma boa ajuda no combate à pandemia, mas não há fiscalização para aqueles que vão para sítios, realizando festinhas e comemorações.

Poço Verde

Iggor Oliveira decretou lockdown escalonado. (Foto: Tv Atalaia)

Nesta quinta-feira (27), o Prefeito de Poço Verde, no Estado de Sergipe, fronteiriço a Heliópolis, assinou Decreto de nº 144/2021 também estabelecendo um lockdown no município. Só que o prefeito Iggor Oliveira escalonou a suspensão das atividades em três etapas: inicia nesta sexta-feira (28), às 18 horas e vai até a segunda-feira (31), às 5 horas da manhã. Um segundo lockdown acontecerá no dia 2 de junho, às 18 horas, e seguirá até o dia 4 de junho, às 5 da manhã. A pausa se dará para a realização da Feira Livre, que será antecipada do dia 5 para o dia 4. Neste mesmo dia, às 18 horas, tudo fecha novamente e só abre dia 7 de junho, às 5 horas da manhã. Dá um total de 151 horas de suspensão das atividades, ou pouco mais de 6 dias. O efeito pode não ser satisfatório por causa do escalonamento, mas a medida é melhor que a de Heliópolis, de apenas 3 dias, ou 72 horas.

Não deixa de ser uma resposta das autoridades dos dois municípios aos crescentes casos de contaminação. Entretanto, os dois prefeitos repetem, por covardia ou conveniência, os velhos hábitos de fecharem a casa quando o ladrão rouba. Também, muitos políticos alegam que não adianta fechar tudo e as pessoas continuarem se contaminando em ambientes fechados, na zona rural ou em outros municípios. Por outro lado, as pessoas usam a falta de iniciativa das autoridades para justificarem comportamentos irresponsáveis. Educar um povo não é fácil, mas as autoridades têm que fazer a sua parte. No caso aqui, as ações ainda são muito tímidas. Um lockdown em conjunto, por duas ou três semanas, com intensa fiscalização, teria um efeito infinitamente melhor.

Postagens mais visitadas deste blog

ISTOÉ revela a vida dos que recomeçaram depois da prisão

O povoado Serra dos Correias