Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Alta contaminação em Ribeira do Pombal serve de alerta para região

Ribeira do Pombal é hoje foco central de contaminação pela Covid-19 (Foto: Divulgação)
 
O que está acontecendo em Ribeira do Pombal parece não ter nenhum efeito sobre os outros municípios da região do Semiárido Nordeste II. O prefeito Erickson Silva fez um lockdown na cidade e renovou a medida para até esta quarta-feira (26). Dez dias depois, nenhuma barreira sanitária foi implantada em nenhuma das cidades fronteiriças com o município. Nas redes sociais, o prefeito mandou relatório minucioso da situação e parece não ter sensibilizado seus colegas.

Vamos então tentar chamar a atenção das pessoas. O índice de contaminação de Ribeira do Pombal está em torno de 7,3 por mil habitantes. Há 405 casos ativos divulgados no último boletim, do dia 23.05. Para completar, há 160 casos suspeitos. Até aqui, neste mês de maio, a cidade atendeu a 2.610 pacientes, com 67 internados e 36 transferidos. Tudo isso numa população de 55 mil habitantes. 

Vamos para Heliópolis, então. São 13 mil habitantes, com 589 casos, sendo 44 ativos. Isso dá uma taxa de 3,3 por mil habitantes. Em Fátima, já são 968 casos, com 31 ativos e uma taxa de contaminação de 1,7 por mil habitantes. Quem sabe fazer contas descobrirá que o índice de contágio é assustador. Feira de Santana está abaixo de 1, o que significa que lá a coisa está controlada. Vamos esperar chegar ao ponto de Ribeira do Pombal para tomar as devidas providências?