Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Oposição dividida é maioria em Sergipe

Dr. Emerson - pré-candidato a governador da Rede

Depois de fechada a janela partidária no último dia 6, agora já se sabe que vários   deputados estaduais sergipanos trocaram de partido. Quase metade dos deputados da Assembleia Legislativa sergipana mudaram de legenda. A informação é do portal Fan F1, que fez um levantamento da força eleitoral dos grupos que disputarão as eleições.
Quase 120 dias separam esta primeira etapa do desfecho dos acordos políticos que serão oficializados nas coligações que devem ser registradas até 5 de agosto. Como se diz, muitas águas ainda irão rolar, mas o atual desenho político dá um panorama de como será disputado o pleito de 2018 no estado de Sergipe. Um dos partidos mais beneficiados foi a Rede Sustentabilidade, que agora tem a mesma força do PT, com dois deputados.

Governador Belivaldo Chagas (PSD) vai tentar a reeleição
Permaneceram em seus partidos  

Adelson Barreto Filho (PR)
Ana Lúcia (PT)
Antônio dos Santos (PSC)
Augusto Bezerra (PHS)
Francisco Gualberto (PT)
Garibalde Mendonça (MDB)
Jairo de Glória (PRB)
Jeferson Andrade (PSD)
Luciano Bispo (MDB)
Luciano Pimentel (PSB)
Luiz Mitidieri (PSD)
Sílvia Fontes (PDT)
Zezinho Guimarães (MDB)
Dos que permaneceram em seus partidos três já confirmaram que não disputarão reeleição em 2018, Ana Lúcia e Luiz Mitidieri, que deixam a vida pública, e Antônio dos Santos, que é pré-candidato a deputado federal. Outro destaque fica para a dúvida que permanece quanto ao deputado Augusto Bezerra (PHS). Ele não garante disputar as eleições. “Neste momento estou focado na minha defesa, dando certo, resolvo”, afirmou Augusto.

Valadares Filho (PSB) quer ser governador
Trocaram de partido

Capitão Samuel (PSL para o PSC);
Gilmar Carvalho (Sem partido para o PSC);
Morito Matos (PROS para o Rede);
Paulinho das Varzinhas (PTdoB para o PSC);
Vanderbal Marinho (PTC para o PSC)
Georgeo Passos (PTC para o Rede)
Gustinho Ribeiro (PRP para o Solidariedade)
Venâncio Fonseca (PP para o PSC)
Maria Mendonça (PP para o PSDB)
Goretti Reis (MDB para o PSD)
Robson Viana (PEN para o PSD)
Agora já se pode perceber a força de cada grupo na Alese. A oposição está com 14 deputados, em três grupos de oposição – Rede, PSB e PSDB -  e o governo com 10. Os partidos estão assim representados: PSC – 6 deputados, PSD – 4 deputados, MDB – 3 deputados, Rede – 2 deputados, PT – 2 deputados, PSB, PDT, PHS, PSDB, Solidariedade, PRB e PR – 1 deputado cada.

O senador Eduardo Amorim será candidato
a governador pelo PSDB
Curiosidades da política sergipana

O governador Belivaldo Chagas, candidatíssimo à reeleição pelo PSD, tem 10 deputados (4 do PSD, 3 do MDB, 1 do PDT, 1 do PRB, 1 do PT, o Francisco Gualberto). Muitos deputados fazem parte da bancada de situação, porque isso rende espaço político dentro do governo de plantão, mas serão candidatos pela oposição. Irão às ruas criticando o governo que ajudaram a construir.
O pré-candidato a governador mais fortalecido foi Dr. Emerson (Rede). Antes sem nenhum deputado, o partido Rede conta agora com dois. O senador Amorim (PSDB), também candidato a governador, teve seus aliados dando sustentação ao governo, mas não perdeu força após a janela. Também se espera que Belivaldo Chagas (PSD) poderá ainda diminuir seus aliados. O PDT entregou a secretaria de Turismo e negocia mais espaço, o PRB disponibilizou os cargos e exige vaga na chapa majoritária com a pré-candidatura de Heleno Silva ao Senado.
Curioso mesmo é o PSB, do pré-candidato Valadares Filho, que permanece com um deputado. O maior desejo de Valadares é ter Dr. Emerson (Rede) como vice ou como candidato ao senado. Dois partidos ideologicamente de polos opostos, O DEM, de Mendonça Prado, e o PSOL, de alguns, ainda realizarão prévias e continuam sem parlamentares. 
(Com base na reportagem do Fan F1)