Exclusivo!

Heliópolis: Populares reagem e bandido é morto em assalto a ônibus

Mais um assalto a ônibus acontece na zona rural de Heliópolis Mais um assalto a ônibus acontece em Heliópolis. Desta vez, o veículo ass...

Novidade

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Joilson Pombal Costa FM

                                                                             Landisvalth Lima
Borba de Paula abraçado com Joilson Costa, Luciano Brito (de copo azul) e amigos
na festa de comemoração dos 27 anos da Pombal FM
(foto: Jorge Souza) 
Vivi alguns anos em Ribeira do Pombal quando ainda não havia Pombal FM. O prefeito era Nilson Brito e eu lecionava no Colégio Evência Brito. Não havia Internet e o jornal mais lido era o Tribuna Regional, do jornalista Souza, que já passou para o outro lado. Conheci Joilson Costa lutando numa gráfica ao lado de Sarbélio. Algum tempo depois, já em Heliópolis, em agosto de 1988, quando eu era diretor do Colégio Waldir Pires, soube da inauguração da Pombal FM. Desde lá ouço falar no locutor Joilson Costa como grade obrigatória na programação da emissora.
No último sábado, 15 de agosto 2015, participei das comemorações do aniversário de 27 anos da Rádio Pombal FM, no espaço Arena Bela. A festa seguiu o padrão popular que fez a emissora ser a mais importante de nossa região: Prá Lá de Brega, Prá Lá de Bom. E a emissora tem espaço para todos os sons e ritmos. Eu, Ana Dalva, minha comadre Nice e o jornalista Jorge Souza fomos recebidos pelo Joilson Costa. É impossível dissociar o radialista da emissora. É a Pombal FM sobrenome de Joilson Costa, também com 27 anos na estrada.
No evento marcaram presença também o prefeito de Ribeira do Pombal Ricardo Maia, a prefeita de Ribeira do Amparo, Teti Britto, com o esposo Marcelo Britto. Ao lado destes estavam a família Marivânia Silva, vereadora do PT da Ribeira, acompanhada de Deusdete. Também marcou presença Roberto Alcântara (Bebeto), presidente da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, além dos colegas Marcelo Brito e José Valdo.
A noite fria não impediu que o público se divertisse ao som de Edson e Guilherme, primeira atração a se apresentar, seguida por Leandro Rocha e depois Borba de Paula, ainda muito requisitado para fotos com fãs. Até mesmo o locutor Carlos César, da Nação FM, de Fátima, enfrentou a estrada para curtir os bregões do Borba de Paula, devidamente acompanhado de Dona Sônia Oliveira.
O comunicador Carlos César e Sonia, com este blogueiro
 (foto: Jorge Souza)
Além do Joilson Costa, lá estava o empresário e diretor da emissora - Luciano Brito – e a gerente da Pombal FM, Erika Souza. Não faltou apresentador, claro. Os espaços brancos no palco eram sabiamente cobertos pelas vozes que ajudam o povo da região a espantar um pouco o sofrimento de ser nordestino duas vezes. Mas é bom que se diga que a Pombal FM é produto desta região e começa a se transformar no maior conglomerado de comunicação do Semiárido Nordeste II. Com a chegada de Luciano Brito, a Pombal FM está dando um pulo de qualidade. Também foi lançado um aplicativo e o portal da emissora com noticiário da região, da Bahia e do Brasil. O aplicativo é inteiramente grátis e você poderá ouvir a Pombal FM em seu computador, tablete e celular, bem como conhecer curiosidades sobre a equipe de locutores e toda a programação.
Na promoção pelos 27 anos da emissora, a vinheta diz que a Pombal e seu ouvinte foram feitos um para o outro. Nesses anos no ar, a Pombal FM consolidou essa relação forte com seu público, despontando como o principal veículo de comunicação da região, mas também há um casamento indissolúvel com o comunicador Joilson Costa. Na rádio ou no seu blog, Joilson Costa desponta como alguém que fez da informação o tempero da vida e será muito difícil separar Joilson Costa da Pombal FM. São carne e unha, nome e sobrenome.
Estado da Bahia é condenado   
O Meritíssimo Juiz Antônio Fernando de Oliveira, da comarca de Ribeira do Pombal, julgou procedente ação proposta pelo Ministério Público contra o Estado da Bahia, determinando realização de reforma e ampliação do Complexo Policial da Delegacia para custódia mínima de cinquenta presos, bem como a disponibilização em definitivo de 110 policiais militares, de forma a garantir que Ribeira do Pombal tenha pelo menos uma relação aproximada de habitantes por policial, de acordo com entendimento da ONU, além de dezesseis agentes de polícia, com equipes diárias em serviço, pelo menos duas equipes com três profissionais. Para fechar a conta, o juiz determinou ainda combustível para o desempenho das atividades das Policias Civil e Militar de Ribeira do Pombal, com viatura nova de até um ano de uso, coletes, armas, munições e algemas em número compatível à quantidade de policiais no exercício, e, por fim, provimento da Unidade Policial de Ribeira do Pombal do material de expediente suficiente ao seu adequado funcionamento. O não cumprimento da Sentença implicará em multa diária a ser arbitrada posteriormente pela Justiça. Oh, Deus! Tomara que outros juízes tomem juízo e adotem tal atitude. Só assim teremos uma diminuição considerável da violência na Bahia.  
UFRN e UFCD
A criação de duas novas universidades federais na Bahia foi tema de audiência pública realizada na segunda-feira, 17 de agosto 2015, na Assembleia Legislativa na Bahia, organizada pela Comissão de Educação. A audiência debateu a implantação das universidades federais da Chapada Diamantina e do Nordeste da Bahia, ambas multicampi. Juntas, as duas regiões somam 96 municípios e quase três milhões de habitantes. A única ameaça a avanço dos dois projetos são os cortes feitos na educação pela presidente Dilma Rousseff. A ideia era de início provável em 2017, mas ninguém arrisca para antes de 2020. As próximas audiências serão realizadas nas cidades de Seabra, Itaberaba, Lençóis, Morro do Chapéu, Ipirá e Livramento de Nossa Senhora, para discutir o projeto da Universidade Federal da Chapada Diamantina, e nas cidades de Rio Real, Alagoinhas, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal para o debate sobre a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia.
Bebeto, ao lado de Ana Dalva, filosofa política sob o olhar de Marcelo Silva
(foto: Jorge Souza)
Marcelo Silva e a Rede
O PT de Ribeira do Pombal perdeu um dos seus mais aguerridos militantes. O suplente de vereador Marcelo Silva deixou a sigla. Não suportou mais o mar de lama onde o partido se afoga. E já há conversas avançadas e participação efetiva de Marcelo na construção da Rede Sustentabilidade de Marina Silva. O ex-petista está entusiasmado com o novo partido e isso fez renascer nele um novo gosto pela política e pela possibilidade de transformação real da nossa sociedade. Um guerreiro não desiste da luta, basta ter as armas adequadas.
Bebeto e 2016
O vereador Roberto Alcântara, o Bebeto (PTC), presidente da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, não tem dúvidas sobre o resultado da eleição em Ribeira do Pombal ano que vem. Ricardo Maia é franco favorito a sentar mais uma vez na cadeira de prefeito da cidade. O vereador deu a entender que a oposição é fraca. Não tem um nome de peso para encampar a luta e o resultado da eleição estadual mostra isso. Quanto à formação da Câmara Municipal, hoje o prefeito tem 9 dos 13 vereadores e Bebeto afirma que o número pode ser ampliado para 10 vereadores tranquilamente. Parece que o grupo do prefeito Ricardo Maia dará um passeio na oposição em 2016, segundo Bebeto.
Com informações do Blog do Joílson Costa.