Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Prefeitura e Câmara Municipal promovem audiência pública às pressas


     A vereadora Ana Dalva foi feliz quando disse entre amigos e familiares que apostava com quem quisesse que, assim que fosse publicada neste blog a destinação da emenda popular de 500 mil reais do Orçamento da União, o poder público municipal faria a convocação da audiência pública. Não deu outra. A postagem foi feita dia 30 de novembro e hoje, dois de dezembro a audiência foi realizada. Para a vereadora, o grupo encastelado no poder administra lendo o Landisvalth Blog. “Eles estão mais preocupados com o que falam deles do que em colocar em prática um projeto político que verdadeiramente administre os problemas de Heliópolis. É só contar os processos. O Landisvalth Blog já foi processado 8 vezes e todos os processos de membros de uma só família.”
     Foi sabendo disso que a oposição se preparou para a audiência. Apostavam num dia de sábado, mas ocorreu nesta sexta-feira na Câmara Municipal de Heliópolis com a presença de quase toda a estrutura do Poder Público Municipal e de quase todos os seus agentes e apoiadores. A reunião foi comandada pelo secretário de administração, prof. José Mário. Este estava visivelmente constrangido e perdido. Demonstrava que tudo foi arrumado de última hora. Na plateia estavam vários titulares de cargos comissionados, principalmente da área da saúde, somados aos agentes contratados de endemias. Dos cerca de 150 presentes, metade era de contratados ou cargos de confiança. Além destes, líderes políticos da zona rural, principalmente os adesistas dos últimos seis meses. Não haveria dúvida de que estavam prontos para aprovarem o que o poder quisesse.
     Da oposição eram poucos: Landisvalth Lima, Igor Leonardo, Raimundo Lima, Professora Maria, Quelton Almeida dentre outros poucos. A vereadora Ana Dalva estava presente e tinha uma só preocupação: aprovar a indicação da emenda. “Vamos garantir que a emenda seja indicada pelo povo. Este é o nosso objetivo!”, disse um pouco antes de começar o debate. Ao final, venceu a proposta, 8581 - Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde. Foi quase unanimidade. Depois, um princípio de tumulto ocorreu com a indicação da prioridade. Os presentes e a oposição queiram a compra de ambulâncias para os povoados de Tijuco, Serra dos Correias, Cajazeiras e Riacho e uma mais bem equipada (Tipo SAMU) para ficar na sede do município. Ocorre que os representantes do Poder Público Municipal mostraram-se mais favoráveis a usar os recursos em construção de Postos de Saúde e solicitaram deixar a decisão para uma outra audiência pública, o que foi atendido pelo plenário.
     Para a vereadora Ana Dalva, o importante já foi feito: garantir os recursos para Heliópolis. “Ninguém vai poder sair por aí dizendo mentiras, afirmando que os recursos foram trazidos por fulano A ou B. O dinheiro é federal, do Orçamento da União e o povo assim o quis. Os 500 mil estão garantidos. Se não conseguirmos, porque somos minoria, garantir as ambulâncias que vão socorrer os necessitados dos povoados e uma de grande porte para atender Heliópolis, pelo menos o dinheiro já está certo. Sei que os administradores de plantão querem usar os recursos em obras porque é mais fácil praticar atos estranhos e pouco republicanos, dificultando a nossa fiscalização, mas, se acontecer, vamos ficar no pé e garantir a aplicação correta do dinheiro do povo.”, finalizou a vereadora do PPS.