Exclusivo!

Lena morreu!

Ribeira do Amparo, a BA 084 e a Itaueira

Saindo da BR 110, logo depois da cidade de Cipó, a BA 084 é retomada, e com asfalto. São 12 quilômetros até o centro de Ribeira do Amparo, margeando o Rio Itapicuru até se distanciar dele e seguir o curso do Riacho da Ribeira. A região é generosa quando se trata da abundância de água. Pode não parecer, mas além do Rio Itapicuru, vários riachos ajudaram a povoar a região: Riacho da Ribeira, Riacho das Canas e Riacho do Ingá, sem falar dos riachos do Bendó, das Pedras, da Lagoa Grande, da Baixa do Salgado e o da Baixa da Jurema, todos afluentes do Riacho da Ribeira. Desses, só o Ingá fica fora do município, localizado em Itapicuru, município vizinho, que tem como divisa o Riacho das Canas. A estrada, portanto, segue pelo vale do Ribeira, ainda recebendo o cheiro do vale das canas a partir do quilômetro 5.

Nove quilômetros depois, um grupo empresarial descobriu que era possível extrair ouro destas terras áridas. Trata-se da Itaueira Agropecuária, responsável por colocar Ribeira do Amparo como o maior produtor de melão do estado da Bahia. O melão virou ouro no sertão. Os números são gigantescos, coisa de 1º mundo. Sim, 1º mundo, com o auxílio luxuoso da tecnologia e captação das águas de um rio bem maior que todos os nossos, de nossa região: O aquífero Tucano. A abundãncia de água no nosso subsolo faz a Itaureira exportar 250 toneladas por dia de melão para São Paulo, Rio de Janeiro e vários outros estados. Mas também exporta 5% de sua produção para os Estados Unidos, Canadá, Europa, Oriente Médio e até Rússia. A área plantada chega a 1034 hectares, ou mais de mil campos de futebol. Por dia são produzidas cerca de 135 mil mudas de meloeiro. Setecentos empregos diretos são gerados e, principalmente, a certeza de que é possível debelar a miserabilidade social de nossa região.

Mas Ribeira do Amparo não é de hoje. A história do começa em 1848, com a construção da capela de Nossa Senhora do Amparo de Ribeira do Pau Grande, em terras pertencentes ao município de Pombal. Em 9 de maio daquele ano é assinada a Lei Provincial nº 294 e a localidade passa a ser freguesia.  Do povoado de Ribeira do Pau Grande evoluiu para Vila do Amparo, com a publicação do Ato estadual de 17 de dezembro de 1890, e o município de Amparo é instalado em 28 de fevererio de 1891.

A fase mais ruim é quando a localidade entra em decadência na era Vargas. Pelo decreto estadual nº 7479, de 08 de julho de 1931, o município de Amparo foi extinto, e seu território anexado ao município de Cipó, como simples distrito. Somente 27 anos depois é retomada a sua condição de emancipado, desta vez com a denominação definitiva de Ribeira do Amparo, pela lei estadual nº 1027, de 14 de agosto 1958, desmembrado do município de Cipó. Em 7 de abril de 1959, Ribeira do Amparo é oficialmente instalado, tendo como distrito a localidade de Heliópolis. Somente em 1985, com a emancipação de Heliópolis, Ribeira do Amparo passa a ter a formação territorial atual, constituído pela sede do município e pelos povoados Boa Hora, Barroca e Raspador.  

Nas eleições de 2020, Ribeira do Amparo elegeu o seu prefeito, Germano Santana, nascido José Germano Soares de Santana, 55 anos, natural do lugar, administrador de profissão, que já era prefeito do município e foi reeleito a partir de uma coligação Juntos Seremos Mais entre o seu partido, o PT, e o PSB. Seu vice é Antônio Jorge Cerqueira, mais conhecido por Jorge de João de Carrinho. Germano teve 4.802 votos, ou 51,32%, vencendo a ex-prefeita Tetti Brito, do PSD, que obteve 4.398 votos, ou 47% dos votos. Ainda disputaram o pleito, Daiane, do PCdoB, com 145 votos, e Galo Cego, do PSOL, com apenas 12 votos. O legislativo municipal de Ribeira do Amparo foi constituído em 2020 pelos seguintes nomes: Dani de Homero (PDT), 846 votos – Carlos Leal (PDT) 682 votos, Eulina Amorim (PT), 569 votos – Neguinho de Valdevino (PT), 565 votos – Lourinho (PT), 564 votos – Alberico (PDT), 518 votos – Edinho (PDT), 507 votos – Kleber Souza (PSB), 473 votos – e Ivonete Gama (PDT), 422 votos.

Desde sua existência a partir de uma aldeia Kiriri, Ribeira do Amparo busca um norte, uma saída para o desenvolvimento. Em suas ruas calmas transita um povo movido ao trabalho constante, sem esquecer a fé. A BA 084 é a principal via de escoamento de toda a produção agrícola ao longo do Riacho da Ribeira, embora conte com o auxílio da BR 110 como principal via que liga o centro da cidade ao povoado Boa Hora. E por falar em povoados, é a BA 084 a ligação entre a cidade de Ribeira do Amparo e dois dos seus principais povoados: Barroca e Raspador, este bem localizado na divisa com o município de Heliópolis. E o trecho será assunto do nosso próximo episódio.