Exclusivo!

Lena morreu!

Dona Wanilda, ex-vice prefeita de Paripiranga, faleceu!

Dona Wanilda faleceu aos 91 anos. Foi primeira dama e vice-prefeita de Paripiranga. (foto: Arquivo da família)

Faleceu nesta terça-feira (07) a ex-vice prefeita e ex-primeira dama de Paripiranga, Wanilda de Oliveira Aquino Trindade, ou simplesmente D. Wanilda. Ela era viúva  do ex-prefeito Clarival Trindade, o Vavá, que governou o município de 1977 a 1982 e de 1989-1992. Clarival faleceu em 1994. D. Wanilda era muito conhecida no município e querida por todos, até porque sempre foi muito participativa nas atividades políticas e administrativas do marido. Foi por causa da sua atuação que continuou a gozar de prestígio no município e junto às lideranças estaduais do agrupamento ao qual Vavá militava.

Sua força política foi fundamental para a vitória de Carlos Alberto Andrade Oliveira e a reeleição do mesmo. Dona Wanilda foi vice-prefeita neste período, de 2001 a 2008. Considerada uma das figuras icônicas do município, ela nasceu em 23 de outubro de 1930, e faria portanto 92 anos. Muitos afirmam que seu trabalho, ajudando o marido sempre, contribuiu para a formação de uma legião de simpatizantes. Além do mais, tinha uma memória fantástica e guardava muitas histórias de Paripiranga nas gavetas de seus móveis. Ela foi fundamental para a construção da tese de doutorado em Sociologia, de Antônio Santana Carregosa, denominada O mandonismo local e a política no sertão da Bahia. O caso do município de Paripiranga, de 2015, defendida na Universidade Federal de Sergipe (leia A Q U I). A família ainda não divulgou onde será o velório e a hora do sepultamento.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador José Wilson, publicou mensagem nas redes sociais afirmando ser um momento de dor e de respeito à história da família Trindade. O prefeito Justino Neto decretou Luto Oficial de três dias no município, reafirmando os inestimáveis serviços prestados por Dona Wanilda, quando vice-prefeita e 1ª dama de Paripiranga.

                               Colaborou: Prof. José Augusto.