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Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Destruição e mortes na BA 120 da região sisaleira!

Se numa das maiores rodovias da Bahia a situação não se resolve, quem imagina que a BA 393 será recuperada?

Estado precário da BA 120 é o principal causador de acidentes. (Foto: Blog MarcosFrahm) 

Reportagem do jornalista Pedro Oliveira, publicada na Tribuna da Bahia, revela o que muitos já sabem: investimento em estradas não é o forte do governo Rui Costa. Desta feita, o sofrimento envolve cidades da região sisaleira. A BA 120, uma das maiores rodovias baianas, que sai de Curaçá, na margem do São Francisco, cruza a BR 235, vai até Santo Estevão, na BR 116, e segue associada a outras rodovias até o extremo sul da Bahia, no município de Pau-Brasil, está em petição de miséria no trecho que vai de Conceição do Coité a Cansanção. Quem utiliza a rodovia atribui os recentes acidentes ao descaso da Secretaria de Infraestrutura do Estado. 

Só neste mês foram registrados quatro graves acidentes envolvendo veículos e motos, com duas mortes e quase 20 pessoas feridas em situação grave. Condutores de veículos procuram a reportagem da Tribuna da Bahia, para cobrar do titular da pasta, Marcus Cavalcanti, que o agilize o processo de recuperação dos trechos da rodovia que se encontram em péssimas condições de conservação. A Polícia Militar de Santaluz, registrou no km 333, dia 5 de fevereiro, um acidente envolvendo um homem que pilotava uma motocicleta e ao perder o controle do veículo, caiu desmaiado, foi socorrido e levado ao hospital da cidade para ser medicado. 24 horas após a primeira ocorrência, a polícia voltou ao local para registrar um novo acidente, dessa vez, envolvendo um veículo Siena que bateu em uma barreira de cascalho colocada sobre a pista bloqueada pela SEINFRA. O motorista foi socorrido por uma ambulância do SAMU com suspeita de fratura nas pernas.

A falta de uma sinalização luminosa a noite, no km 333, tem sido uma das causadoras dos acidentes nessa faixa na rodovia. Um motorista da empresa São Matheus disse que os serviços de tapa-buracos feitos no trecho que ocasionou a colisão entre os dois ônibus da empresa, vitimando os motoristas e deixando mais de 15 passageiros gravemente feridos, é uma “meia-boca” para abafar o ocorrido e chama a atenção das autoridades, para os trechos entre os municípios Valente a Santaluz e Queimadas a Cansanção, antes que outras vidas venham serem perdidas com os buracos na pista, como aconteceu no dia 7, na via que liga as cidades de Coité e Retirolândia, nas imediações do Ponto da Pinha, que chocou a Bahia com a morte dos motoristas carbonizados.

A cratera aberta na pista que liga Santaluz e Queimadas, por uma tromba d’água que caiu sobre a região no mês de novembro, continua provocando prejuízos e transtornos aos condutores de veículos que usam essa importante rodovia estadual. O desvio com 300 metros de extensão feito pela SEINFRA as margens da pista interditada, por conta da erosão na estrutura do bueiro, tem causado acidentes e prejuízos materiais aos proprietários de carros e motos. Eles cobram do governo estadual, medidas urgentes, antes que famílias venham chorar a perda de seus entes queridos, em mais uma tragedia anunciada.

No dia 6 de dezembro, o secretário de infraestrutura, Marcus Cavalcanti, usou os meios de comunicações para repetir a velha estratégia de prometer e não cumprir. Ele informou que estava em curso uma licitação para a realização das obras de recuperação da drenagem e da erosão no km 333 da BA-120, entre Santaluz e Queimadas, e que a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços seria 16 de dezembro. Disse ainda que os trabalhos teriam 40 dias de duração. Até o momento nada aconteceu, a não ser os acidentes no trecho do desvio. Infelizmente, esta notícia nos deixa em dúvida sobre a recuperação da BA 393.