Exclusivo!

Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Poucas & Boas: A educação, a novidade e o de sempre!

Obras no CEJDS
O bloco de cinco salas com banheiros já está em fase de cobertura. (Foto: Divulgação)
Seguem em ritmo acelerado as obras do Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis. As cinco salas de aulas com banheiros, o auditório, o refeitório e o vestiário já estão em fase de cobertura. A quadra de esporte já foi totalmente coberta e começa a fase de paredes e arquibancadas. Faltam ainda as obras de complementação do muro e o início do campo soçaite com pista de atletismo. Pelo contrato, as obras podem durar até 240 dias. Já lá se foram 85 dias corridos, mas o chefe da obra indica que tudo poderá estar pronto em 60 dias. O colégio está com algumas turmas improvisadas e aguarda pacientemente o término da ampliação e modernização da escola. 

Saindo de fininho

No Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas resolveu sair pela tangente e encaminhar à PGR o pedido de bloqueio de bens feito pelo subprocurador antilavajatista Lucas Furtado. Também enviou o caso à Receita Federal, capitulando sobre o que era óbvio: apenas o Fisco pode apurar qualquer suspeita de ilícito tributário. Certamente agiu só para criar um ambiente de notícias negativas contra o ex-juiz Sérgio Moro. Em seu despacho, o ministro admite que não tem jurisdição para analisar os pedidos do subprocurador, mas que está “convicto de que o quadro fático que vem sendo desnudado a partir das informações preliminares apresenta diversos espaços de atuação para o Controle Externo”. Ou seja, ele não quer, mas a Lei o obriga.

Jackson Barreto?

Quem saiu de Sergipe há um bom tempo, coisa de uns dez anos, não pode mesmo imaginar quantas transformações políticas ocorreram no estado. O prefeito de Aracaju ainda é Edvaldo Nogueira e o governador ainda é Belivaldo Chagas. A única novidade continua sendo o Alessandro Vieira. Sim, porque Rogério Carvalho não chega a ser velho, mas novo não é. Já Maria do Carmo, se fosse uma obra de arte, estaria num museu. Agora, a falta de renovação política no estado chega a ser dolorosa. Em pleno 2022, o povo de Sergipe vai para as urnas com possibilidade de escolher um Jackson Barreto para senador. Isso já não é mais conservadorismo, é mumianismo!

33,24% na Ribeira do Amparo

A falta do cumprimento da Lei do Piso do Magistério está dando o que falar em várias das nossas cidades na região. Como cumprir uma lei fica apenas dependendo do grau de coragem do prefeito, e de suas costas largas, vários momentos podem ser registrados como os mais incomuns dos nossos tempos. A vereadora Dani e o presidente da Câmara Municipal de Ribeira do Amparo, vereador Edinho, assinaram um requerimento conjunto solicitando do prefeito municipal o envio do Projeto de Lei Complementar concedendo o reajuste do 33,24% nos vencimentos dos professores. O requerimento foi aprovado por unanimidade. Sem valor algum na prática, o documento serviu apenas para marcar a posição política dos edis. Mas, algum vereador vai romper com o prefeito se ele não mandar?

33,24% em Nova Soure

O prefeito Cassinho está também sofrendo com os professores do município de Nova Soure. Lá, o alcaide aceitou apenas reajustar os salários dos educadores em apenas 10,16%. A categoria reagiu e o José Domingos, diretor da APLB de Nova Soure, já brada nas redes sociais que a categoria não aceitará menos que os 33,24%. Deixaram bem claro ao prefeito que a ele resta apenas cumprir a Lei. Uma das professoras foi mais direita afirmando que, embora não seja uma unanimidade, a maioria dos prefeitos que não cumpriram com o piso do magistério deram adeus à política. Nunca mais se elegeu para nada! Vixe!

ACM Neto tá on!

No momento em que escrevemos esta coluna, um grupo político desta região, de forma inédita, conversa com o candidato a governador ACM Neto. Em várias cidades da região Nordeste, o PT tinha o apoio dos dois ou até três grupos políticos. Agora a coisa mudou. Está meio a meio. Um grupo vai com o governo e outro vai para a oposição marcar terreno. Perceberam que não tem muito sentido todos ficarem do mesmo lado. Até mesmo muitos eleitores de Lula vão fechar com ACM Neto. Segundo as pesquisas, 2 em cada 10 eleitores ainda persistem como indecisos. Mesmo assim, esta será uma das mais disputadas eleições da Bahia dos últimos tempos. Nada será resolvido no 1º turno.
 
Jacques Wagner tá off!

A desistência de Jacques Wagner deve ser anunciada em breve. Não vai concorrer a nada e pode coordenar a campanha de Lula. Seu lugar será ocupado por Otto Alencar, exatamente na pior hora, quando não há favoritos. Pode ser o fim da carreira de Otto. Muitos afirmam que só estão dando a cadeira principal ao senador do PSD porque o PT sabe da derrota, maldade que não pode ser dita com tanta antecedência. Caso Rui Costa saia para disputar o senado, pior será para Marcelo Nilo. O senado pode não ser uma boa opção para o deputado que pulou da canoa do PT.