Exclusivo!

Neópolis - Cidades do Velho Chico - 31

Poucas & Boas: Fundeb, Sindheli e a oposição sem rumo!

Agnaldo Almeida continuará como presidente do Sidheli. (Foto: Jorge Souza)

Sobra do Fundeb 70%

Nesta segunda-feira (20) haverá uma reunião entre o Sindheli e a Prefeitura Municipal de Heliópolis para tratarem da questão das sobras do Fundeb 70. A única coisa que se sabe é que houve um crescimento de receita da pasta da ordem de mais de 2 milhões. Entretanto, a ex-prefeito Ildinho pagava o equivalente a 84%, avançando em 24% a mais no antigo Fundeb 60. Como houve aumento de receita sem aumento de salários, pode ser que haja alguma rapinha por lá. O problema são os comissionados, servidores, em sua maioria, nomeados pelo viés político e que fazem muito pouco ou quase nada pela educação. Além disso, é fácil burlar a lei. Alguém já fiscalizou se há comissionados na educação que atuam em outros órgãos? Hein, Sindheli?

Eleição Sindheli

E por falar em Sindheli, Agnaldo Almeida continua como presidente da entidade dos servidores de Heliópolis. Dos 214 votantes, 213 votaram na sua reeleição. Um único voto impediu que a unanimidade virasse burrice. A eleição foi no último sábado (18). A missão de Agnaldo não é nada fácil porque ele é aliado do prefeito José Mendonça. Uma hora ele vai ter que colocar a categoria na frente da opção política. Todos sabemos que pouquíssimos são os casos de políticos que não olham para o umbigo, pensando no coletivo dos servidores. Mendonça, por exemplo, será um deles?

Toinho de Dorinha e PT

Acreditem, o ex-prefeito Toinho de Dorinha já está de braços dados com o Partido dos Trabalhadores. O senador Rogério Carvalho, que luta para ser o próximo governador de Sergipe, já vive nas redes sociais em fotos ao lado do ex-prefeito. Quem puder dar uma olhada nas trocas de farpas do passado, jamais imaginaria esta suposta união. Ocorre que no dicionário da política existe a palavra conveniência. Não devemos também esquecer a palavra oportunismo. 

Iggor Oliveira imaginário

Alguns colunistas e jornais do interior de Sergipe têm reproduzido matérias com o prefeito de Poço Verde. É preciso muita paciência para ler tudo. Parece até que as perguntas foram feitas pelo próprio Iggor Oliveira porque são irreais as respostas. Foi construído um Iggor completamente novo, imaginário, paralelo ao prefeito que conhecemos. Dá a impressão que será candidato a deputado estadual ou quer repetir uma mentira para ver se cola, limpando sua barra. Como o Brasil está aceitando o Lula inocente e o Bolsonaro administrador impecável do país, tudo pode acontecer.

Ricardo Maia é pardal

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal vai, aos poucos, tomando todos os espaços destinado aos votos dos pardais em Heliópolis. Duvidamos que sobre alguma coisa para Daniel Almeida, o amigo comunista de Mendonça. Só resta uma nesga no fundo do ninho, representado pelo vereador Igor Leonardo. Este deve seguir Gama Neves e ACM Neto, restando saber se de cabo a rabo. De igual forma segue a deputada Fátima Nunes, mesmo trazendo pouco para Heliópolis dos muitos votos que recebeu. 

Liderança da oposição

Está vencendo o prazo para que a oposição em Heliópolis indique o nome que substituirá o vereador Van da Barreira. O nome geral e irrestrito é o da vereadora Ana Dalva, que resiste à indicação. Ana Dalva quer que a oposição assuma seu papel e se organize. Não dá para ser líder de um grupo que pouco se reúne. É como se cada um tomasse uma estrada diferente para, no final, se encontrar. Ou seja, é um grupo de ocasião. Talvez, se fosse mais organizado, seria mais fácil perceber o trator e as 130 mil coisinhas que rondavam Van da Barreira.

Thiago Andrade e ACM Neto

Nada está confirmado, mas tudo indica que a ida de Thiago Andrade para o time de ACM Neto está pavimentada. O problema é que ele não queira ir sozinho. Preferia ir com o grupo inteiro. Ocorre que Ildinho e Beto Fonseca estão aguardando a decisão de Marcelo Nilo para ver com qual roupa vão à festa. O ex-vereador Manoel Rodrigues já bateu o martelo e apoiará ACM Neto. Thiago já escolheu para federal Gabriel Nunes e Ana Dalva vai de Marcelo Nilo. Parece que a maioria deve ficar com Marcelinho Veiga para estadual. Enfim, nem mesmo uma reunião foi feita para decifrar os códigos. Está difícil!