Exclusivo!

Neópolis - Cidades do Velho Chico - 31

Não haverá rateio do Fundeb 70 para os professores de Heliópolis

A reunião só confirmou o que já era esperado: Professores sem o rateio do Fundeb 70. (Foto: WhatsApp)

Já era mais ou menos esperado, mas não deixa de ser frustrante. Não haverá rateio do Fundeb 70 no município de Heliópolis. Em reunião realizada nesta segunda-feira (20) no Sindheli, o prefeito mostrou que já havia ultrapassado o mínimo exigido pela lei para gastar com remuneração dos profissionais de educação. Os gastos com a rubrica estão em 76%, o que desobriga o prefeito a dar um abono de rateio aos professores. 

Além do prefeito José Mendonça, marcaram presenças o presidente do Sindheli, Agnaldo Almeida, o secretário de administração e finanças, Antônio Valter, o secretário de educação, Antônio Marcos, os vereadores Igor Leonardo, Giomar Evangelista e Doriedson. Da oposição compareceram Ana Dalva e Maria da Conceição. Vários servidores e assessores marcaram presença. 

Durante o debate, usaram o exemplo do prefeito de Ribeira do Amparo, Germano, que, embora a folha com salários já esteja beirando os 90%, pagou um 14º salário aos professores como abono. Mendonça disse que faria o possível para cumprir rigorosamente o mínimo que a lei exige e mostrou-se contrariado por saber que havia passado em 6%, numa demonstração de que não dará mais e nem menos do que a lei manda. Não há necessidade de dizer que os professores apoiaram e bancaram financeiramente a candidatura do atual alcaide. 

Obs. O radialista Joilson Costa entrou em contato com o Contraprosa e afirmou que não houve pagamento de 14º salário na prefeitura de Ribeira do Amparo. O pagamento feito é referente à diferença do reajuste do piso dos professores.