Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Uma aluna processa uma professora num país doente

O colégio que leva o nome de um dos maiores intelectuais é palco de uma insanidade. (Foto: Yahoo)

Os nomes ainda estão sob sigilo, mas todos já estão sabendo de uma professora de filosofia do colégio estadual Thales de Azevedo, em Salvador, que recebeu uma intimação para comparecer à Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e Adolescente. Uma aluna apresentou queixa-crime alegando que o conteúdo apresentado em sala de aula “era de esquerda”. A reportagem foi publicada pelo jorna Folha de São Paulo, nesta sexta (19).

Este é fato e não há mais nenhuma barreira para que outros absurdos venham a acontecer. Não vamos mais estranhar que pastores sejam processados por profanar conteúdos bolsonaristas, que padres sejam levados à Justiça por pregar ideias comunistas. Depois disso, poderemos processar o professor de História por dizer que 1964 não houve revolução, mas um golpe. Que tal processarmos o nosso vizinho por ele dizer que o impeachment de Dilma foi um golpe? 

O Governo da Bahia divulgou que está prestando toda assistência jurídica à professora e a APLB afirmou que, infelizmente, “as alegações de que os conteúdos curriculares das ciências humanas são de cunho ‘esquerdista’ e os conteúdos de linguagens são de ‘doutrinação feminista’ têm provocado o enviesamento dos conhecimentos historicamente construídos e dos fenômenos sociais, em silenciamento dos docentes”.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com a professora e a equipe da escola na manhã de ontem e disse à imprensa que “acionou imediatamente a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que prestará toda a assistência jurídica à professora e a acompanhará na oitiva” e que “os conteúdos ministrados pela professora em sala de aula estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Estado e são acompanhados pela Coordenação Pedagógica da escola”.

Não será possível que esta idiotice siga em frente. A Justiça deverá arquivar o caso, mas os estudantes do colégio realizaram uma manifestação em apoio à professora processada. Nem todos estão loucos nesta história. Agora, o que revela tudo isso? Simples: o país está doente. Pior, a doença chegou ao setor educacional, como um câncer que se espalha por todo o corpo. Os extremos estão matando o Brasil exatamente no momento em que temos toda a liberdade de dizer o que quisermos. Democracia não combina com messianismo ou paixões ideológicas.

A verdade precisa contaminar as pessoas. A ciência, a educação, a arte e outros engenhos precisam tomar espaço em nossas vidas. Precisamos acabar com o ranço do sebastianismo. Em 1964 tivemos um golpe. Dilma teve seu mandato cassado pelo Senado. Não foi golpe. Houve corrupção nos governos do Partido dos Trabalhadores e há corrupção, desmandos, desgoverno e negacionismo no governo Bolsonaro. Você já ouviu algo diferente? Siga em frente! Não é preciso se armar para dizer a verdade. O tempo eternizará o verdadeiro. Hoje, você pode ouvir quase que a totalidade dos alemães dizerem que Hitler promoveu um holocausto e matou mais de 6 milhões de Judeus.