Exclusivo!

Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Bolsonaro na mira da CPI, do Centrão ou de Renan Calheiros

Bolsonaro está cada vez mais encurralado. (Foto: Último Segundo/IG)
 
O desgoverno de Jair Bolsonaro já admite que foi derrotado com a implantação da CPI da Covid e agora vai trabalhar, palavra que parece não estar no dicionário, com a possibilidade de reverter a situação após a instalação da comissão de inquérito. O problema é que, acreditem, há um potencial candidato assumir a presidência ou relatoria da referida CPI. Trata-se, nada mais nada menos, de Renan Calheiros, senador do MDB de Alagoas. Bolsonaro não tem saída, ou cede ao Centrão tudo o que pede ou será trucidado por Renan. E não faltam crimes que possam ser apurados neste desgoverno.

O colega de partido de Renan Calheiros, Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Bolsonaro no Senado, recebeu a missão de impedir que opositores garantam a presidência e a relatoria da comissão. Um dos opositores é o próprio senador por Alagoas, que está animadíssimo com a possibilidade de assumir uma das duas funções. Logo mais será informado que é impossível a CPI investigar governadores e prefeitos. Com isso, as lideranças do governo também entrarão em campo para pressionar a instalação de investigações específicas nos estados, principalmente naqueles governados por adversários políticos de Bolsonaro. O presidente não quer levar a culpa sozinho pelos seus erros.

Para tentar frear o prejuízo, o senador Ciro Nogueira (PP), maestro do Centrão e aliadíssimo de Bolsonaro — pelo menos até aqui –, foi encarregado de construir a narrativa governista na CPI. A base aliada, munida de informações do Ministério da Saúde, tentará bater na tecla de que, durante a pandemia, não faltou dinheiro para estados e municípios. A informação é do portal O Antagonista