Novidade

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Poucas & Boas 2018.13


Sol inclemente
O Nordeste vive o seu pior período de seca em 100 anos
O verão está castigando nossa região. Além do sofrimento com um inverno que não veio generoso, o sol massacra os últimos viventes verdes da caatinga. Já não há mais pastagem e a água chega de carroça, de caminhão ou da torneira, quando tem. Enquanto isso, aguardamos as trovoadas de chuvas abundantes. Há tempos as chuvas não fazem estragos por aqui. Espera-se em breve o fim do período mais seco dos últimos cem anos. O último foi em 1915.
Gestão democrática na educação de Sergipe
Definida como prioridade na gestão do governador Belivaldo Chagas, a rede estadual de ensino de Sergipe recebe ações diretas do gestor desde a última semana de outubro, quando foi aprovada emenda impositiva de R$ 69 milhões para área. Nesta terça-feira, dia 13, o governador esteve em Arauá para entregar reforma e ampliação do Colégio Estadual Manuel Bomfim, beneficiando 667 alunos e 47 servidores, entre professores e administrativos. Na ocasião, ele anunciou a implantação da gestão democrática na rede estadual de ensino.
“Coloquei a educação como prioridade do meu governo e não fiz isso antes, em época de campanha, porque o povo já está desacreditado em papo de político. Mas não vou poder fazer isso sozinho. Vou precisar da ajuda de todos: professores, alunos, pais, da comunidade. Vamos começar pela educação, porque se a gente avança na educação a gente melhora o todo, o conhecimento é muito valioso e reflete em todas as áreas. Veja que minha primeira ação depois das eleições foi justamente conseguir recursos para educação. Foi com essa bandeira que desembarquei em Brasília. Sou a favor da gestão democrática e vou colocá-la em prática. É preciso estudar a escola, estudo de caso, escola por escola, ver o que temos de excesso e falta de servidores nas nossas escolas, fazer o levantamento. É assim que se faz educação: com compromisso, não apenas inaugurando escola”, disse referindo-se ao modelo de gestão que propõe a participação da comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) em todas as decisões da escola.
João de Oliveira
Profa. Iranilde Dantas
Na última sexta-feira (09) foi confirmada a nomeação da professora Iranilde Dantas para a direção do Colégio Estadual Professor João de Oliveira. Ela é titular da cadeira de Educação Física da instituição e tentará organizar o CEPJO, que passa por uma crise sem precedentes. A professora, mesmo antes de uma posse protocolar, já faz plantão na escola e está esperançosa de fazer uma administração que permita ao João de Oliveira ser o grande colégio que se espera.
Calote de companheiros
Venezuela, Moçambique e Cuba devem 459,2 milhões de dólares ao BNDES em pagamentos atrasados, diz o Estadão. Os empréstimos foram feitos quando Joaquim Levy, o novo presidente do banco, trabalhava para Lula, Dilma Rousseff e Sérgio Cabral. É preciso abrir a caixa-preta do BNDES para ver até onde os companheiros socialistas de Lula são capazes de, em nome do fim do imperialismo americano, meter a mão no nosso dinheiro.
Estados endividados
Quatorze estados estão com a corda no pescoço. Ultrapassaram os 60% da Lei de Responsabilidade Fiscal no ano de 2017. São eles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Acre, Paraíba, Roraima, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Alagoas. Se olharmos para o resultado eleitoral, poucos foram os reeleitos que praticaram irresponsabilidade fiscal.
Heliópolis 2020
Já circulam de boca em boca as teorias conspiratórias para a eleição de 2020 em Heliópolis. Como o prefeito não pode mais concorrer, vários nomes circulam. Fala-se em Fabinho do Bar, Tiago Andrade, Ana Dalva e até Evanilson. Este último disse que não será candidato a nada. Os outros desconversam. Na oposição, o nome que ainda circula é o de Mendonça, mas não é unanimidade. Gilberto Jacó, que seria uma opção viável, já anunciou que está fora da política. Também há os saudosistas que insistem no nome de Valdir do Bujão. Até um empresário, conhecido por torrar dinheiro em nomes da oposição, anda a dizer pelos cantos que vai ficar de fora.
Edna Dória X Lourinaldo
Há quem aposte que o grande embate para a eleição municipal de 2020 em Poço Verde será entre Edna Dória e Lourinaldo Lisboa. Seria aceitável se não imaginássemos que ainda há dois longos anos até lá. Se Igor Oliveira fizer uma administração impecável, terá cacife para indicar o seu substituto. Poço Verde, pois, poderá ter um prefeito com menos de 40% dos votos. Lourinaldo seria o novo no embate entre os dois grupos tradicionais da política local.
Cursos técnicos
A direção do Colégio Estadual José Dantas de Souza está tentando implantar cursos técnicos de ensino médio na instituição. Três cursos foram planejados para 2019 ou 2020: Enfermagem, Fruticultura e Informática para Internet. Cada curso poderá ter até 35 alunos e dois deles serão ministrados no turno noturno. O curso de Fruticultura será destinado aos alunos do 2º ano do turno da tarde e terão aulas no turno matutino.