Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Rede lança chapa ao governo e ao senado


Célia Sacramento (governadora), José Itamário (vice-governador), Iaraci Dias (Senadora), Ana Dalva (suplente) e Daniela Moreira (Suplente) são os candidatos.
Itamário, Célia Sacramento, Iaraci e Ana Dalva (foto: Landisvalth Lima)
A Rede Sustentabilidade, Elo da Bahia, lançou no último sábado, 28 de abril, os seus pré-candidatos da chapa majoritária do pleito deste ano. Somente uma composição ao senado foi lançada e ela conta com três mulheres: Iaraci Dias, de Camaçari, como cabeça de chapa, e Ana Dalva Reis, vereadora de Heliópolis, e Daniela Moreira, de Itabuna, como suplentes. Também foi aprovada a chapa executiva. A pré-candidata ao governo do estado é Célia Sacramento, ex-prefeita de Salvador no primeiro mandato de ACM Neto. O vice-governador da chapa é da Rede de Vitória da Conquista: José Itamário.
O Elo da Rede Sustentabilidade se reuniu no salão de eventos do Guaibim Praia Hotel, no distrito de Guaibim, município de Valença, localizado na Costa do Dendê, no litoral sul da Bahia. No turno da manhã, o evento foi destinado ao curso de formação para os novos filiados ao partido, todos recebidos pelo anfitrião, Marcelo Borges, secretário de meio ambiente da Prefeitura Municipal de Valença. Pela tarde foi a vez do debate em torno da atual conjuntura política e da luta para a formação de uma legenda como a Rede Sustentabilidade, voltada para um novo modo de se fazer política.
No turno da noite, os coordenadores Iaraci Dias e Diego Gonçalves passaram o comando para Júlio Rocha e Marcos Lemos, coordenadores de ação institucional e políticas públicas. Inicialmente falaram da impossibilidade de coligação com o PSOL, que, além de só querer apoio, não garantiu palanque para Marina Silva na Bahia. Como ainda não havia respostas concretas de PV, PHS e outras legendas, o partido resolveu oficializar as pré-candidaturas, deixando para os futuros acordos uma das chapas para o senado. Após uma semana inteira de articulações, chegaram aos nomes de Célia Sacramento e José Itamário para o governo, e Iaraci Dias, Ana Dalva e Daniela Moreira para uma das chapas disputando a senatoria.
A chapa agradou aos presentes, principalmente por Célia Sacramento aceitar a missão, ela que se preparava para ser candidata a deputada federal. Outra coisa que marcou foi o fato de ser Iaraci Dias a primeira mulher negra a disputar o senado pela Bahia. A vereadora Ana Dalva, que o partido desejava sua candidatura a deputada federal, o que ela não aceitou, ficou surpresa com a indicação. Embora tenha aceitado, deixou claro que seu projeto passa por Heliópolis em 2020. Ela quer a Rede na prefeitura de Heliópolis e uma candidatura agora iria atrapalhar, mas que, aparecendo alguém interessado, inclusive dos futuros partidos coligados, o cargo estava à disposição. Por enquanto, ela não pode fugir da luta de ajudar a eleger a primeira mulher negra senadora no estado. Quem aceitou de bom grado o desafio foi Célia Sacramento. Prometeu honrar a indicação e marchar ao lado de Marina Silva. O indicado a vice, José Itamário, disse ser um homem abençoado por estar no meio de mulheres batalhadoras e honradas. Ele também confessou que na vida familiar está sempre rodeado por mulheres. A reunião da Rede Sustentabilidade só terminou por volta da meia noite.