Exclusivo!

Poço Verde nega título a Lula. E daí?

A cegueira ideológica impede a transformação real da sociedade (foto: porvir.org.) Dizem que o Brasil está tão dividido que é preciso ...

Novidade

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Saúde Sem Fronteiras em Cícero Dantas

Tendo como alvo principal a população com idade superior a 60 anos, o programa Saúde Sem Fronteiras, da Secretaria de Saúde da Bahia, está em Cícero Dantas esta semana para atender pessoas com problemas oftalmológicos na nossa região. A secretária de saúde de Heliópolis, vereadora Ana Dalva, vê no programa uma das poucas oportunidades de diminuir consideravelmente a fila dos inúmeros necessitados de tratamento da visão. “Chega ser assustador a quantidade de pessoas que necessitam de uma cirurgia de Catarata em Heliópolis e na região. Este programa vai ajudar muito as pessoas. São iniciativas como esta que temos que abraçar.”, disse.
Desde segunda-feira (23), o prefeito de Heliópolis, Ildefonso Andrade Fonseca, colocou todos os veículos à disposição para o transporte das pessoas até Cícero Dantas. “Não podemos perder oportunidades como esta.”, resume Ildinho. Ana Dalva revela que o mais confortante é sentir a emoção de uma senhora idosa, ao final da cirurgia, voltar a enxergar com precisão. “É o momento que nos indica que vale a pena tanto esforço de tantas pessoas pela saúde da população”, confessou.   
Os problemas da saúde pública na Bahia estão longe de serem resolvidos, mas é inegável que Saúde Sem Fronteiras reúne os serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel). O lançamento ocorreu no dia 2 de outubro, em Porto Seguro, como parte da programação do Outubro Rosa, mês de atenção especial para as mulheres.
Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades indo aos quatro cantos do estado. Além dos serviços realizados em unidades fixas, o programa Saúde Sem Fronteiras foi ampliado e agora possui 16 veículos, com perspectiva de crescimento. Com isso, a Sesab pretende levar, cada vez mais, serviços considerados de difícil acesso para a população. 
O segmento do programa que está em Cícero Dantas é o que cuida especificamente da oftalmologia. Ao reconhecer a existência de vazios assistenciais e baixa cobertura de serviços oftalmológicos nos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado busca ampliar o acesso da população nesta área. O programa prevê, em cada etapa, a realização de 5 mil consultas oftalmológicas e 1,5 mil cirurgias de catarata. O Saúde sem Fronteiras estará em Cícero Dantas até a próxima segunda-feira, 30 de novembro.