Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Debate sobre criação da UFNB chega a Heliópolis

                                                                 Landisvalth Lima
UFNB chega a Heliópolis (Foto: Jorge Souza)
Neste último sábado, 22 de Fevereiro, no Plenário da Câmara Municipal de Heliópolis, ocorreu a segunda reunião após a oficialização da unificação dos projetos da criação da Universidade Federal do Sisal, Universidade Federal do Litoral Norte e a Universidade Federal do Sertão Nordestino. A unificação ocorreu na cidade de Serrinha, dia 07 de fevereiro, na sede da CO-SISAL, na Praça do Vaqueiro. O início da mobilização para explicar detalhes e iniciar a mobilização pelo recolhimento de cerca de 1 milhão de assinaturas para apoio à implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia – UFNB – aconteceu em Ribeira do Pombal, dia 20 de Fevereiro, na Câmara Municipal daquele município. Agora foi a vez de Heliópolis, onde compareceu diversas autoridades e o povo em geral.
A reunião começou por volta das dez horas e vários mobilizadores e convidados usaram a palavra, após convite da vereadora Ana Dalva, a anfitriã. Vereador Washington Matos (Cícero Dantas), Manoel Messias (Direitos Humanos – Cícero Dantas), José Domingos (Suplente de vereador e Assessor do deputado estadual Joseildo Ramos –Cícero Dantas), Galego (Assessoria do deputado estadual Marcelino Galo – Cícero Dantas), Giomar Evangelista (Vereador PCdoB – Heliópolis), José Quelton Almeida (Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Heliópolis), José Gama Neves (Vice-prefeito de Heliópolis), José Mendonça Dantas (Vereador do PCdoB e Líder da oposição em Heliópolis), José Gilvândio (Presidente do SINDHELI – Sindicato dos Servidores Públicos de Heliópolis), e Gilmar Santos (ex-vice-prefeito de Cícero Dantas e Coordenador das ações de criação da UFNB).

De um modo geral, foi feita uma radiografia de como está todo processo de criação e todos manifestaram desejo de contribuir para ajudar a iniciativa. A única coisa ainda não providenciada foi a planilha para buscar assinaturas. Isto porque ainda faltam detalhes sobre a logomarca da UFNB. Gilmar Santos disse que era apenas um senão e acredita que em breve estarão nas escolas para iniciar o processo de recolhimento das mais de 1 milhão de assinaturas. Depois de Heliópolis, agora acontecerá uma reunião em Adustina, dia 24 de fevereiro, nesta segunda-feira, às 9 horas na Câmara Municipal. Dia 27, quinta-feira, será a vez de Jeremoabo abraçar a causa, com reunião também na Câmara Municipal, pela noite. Em outras cidades, as reuniões serão marcadas posteriormente.
Concurso de Cícero Dantas
Essa é do ex-vice-prefeito Gilmar Santos: “No sentido de reconhecer o erro por não cumprir o artigo 20 do Estatuto do Servidor Municipal, e corrigir mesmo que tardiamente, o Prefeito de Cícero Dantas, Helânio Calazans, comete outro desatino. Parece que tem uma equipe para maquinar perseguição ao funcionalismo, desafiar as leis, desrespeitar, por conseguinte, o Ministério Público e a justiça. É chegada a hora do prefeito tomar uma atitude. Será que não tem alguém na sua equipe para alertar que tanta incompetência é prejudicial ao serviço público? Recentemente o Ministério Público, como é de se esperar, recomendou para seguir a lei que versa sobre o assunto em tela, pois como um desafio o prefeito não deu bolas, precisou ser alertado para corrigir o erro.” Segundo Gilmar, “no último dia 17 de fevereiro, o prefeito publicou no Diário Oficial o Edital de Convocação, nº 33/2014, e convoca todos os classificados por meio dos editais 09, 11, 12, 25, 31 e 32 “para esclarecer sobre a abertura de processo administrativo para a oferta das vagas reais existentes para a escolha dos aprovados segundo a ordem de classificação do concurso”. Ora, porque somente os convocados pelos editais em referências e não os demais convocados? Deveria ficar fora somente aquele que preencheu uma única vaga existente. Mas para os demais, existindo mais de uma vaga, todos deveriam ser ouvidos.
Assessoria de Comunicação
Um bom sinal de um início de boa convivência entre o vice-prefeito Gama Neves e a administração municipal é a chegada do marqueteiro Beto Moura. Ele começou os trabalhos dia 15 de fevereiro e já fez reunião esta semana com todos os secretários e diretores da administração. Estavam presentes Beto Fonseca (Administração e Finanças), que convocou a reunião, José Quelton (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Zélia Maranduba (Assistência Social), Renilson Alves (Saúde) e José Guerra (Agricultura). Estavam ainda presentes José Sales (Diretor de Esportes), Joana Darte (Diretora de Cultura) e os colaboradores de Beto Moura na comunicação: José Jorge Souza do Espírito Santo e este blogueiro. Imagem é quase tudo!
Candidaturas para 2016
Chega a ser estapafúrdio o lançamento de nomes para a disputa eleitoral de 2016 em Heliópolis. Não chega nem mesmo a ser um ato inteligente. Tudo passa por 2014. Vencendo Rui Costa, Ildinho deve disputar com um candidato da oposição: Mendonça, Giomar ou Doriedson. Vencendo Paulo Souto, o queridinho da vez será Gama Neves, embora o vice-prefeito não fale disso. Se vencer Lídice da Mata, quem estará bem na fita será Ana Dalva. Portanto, há muita água a rolar debaixo da cama. Lançar nomes agora é revelar puro despreparo para a política.
Início das aulas: 10 de março
Há uma turma de boateiros espalhando datas equivocadas para o início do ano letivo de 2014. O professor José Quelton, Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Heliópolis, comunica que está lutando contra o tempo para tudo dar certo. Até aqui, e continuando dentro da normalidade, o início das aulas será dia 10 de março. A Jornada Pedagógica deste ano será nos dias 6, 7 e 8 de março e a posse dos novos professores será exatamente dia 6, um dos atos da Jornada Pedagógica. Quelton avisa que haverá uma mudança radical este ano, e para melhor.
Liga de desporto de Heliópolis
A vereadora Ana Dalva está disposta a realmente colocar o esporte de Heliópolis no seu devido lugar. Convocou para esta segunda-feira (24) uma reunião com todos os desportista para a nomeação da 1ª Diretoria da LHD – Liga Heliopolitana de Desporto. Já solicitou a presença do Diretor de Esportes José Sales e aguarda a indicação do nome ligado ao Poder Executivo para a diretoria da entidade. Os primeiros efeitos disso tudo deverão ocorrer ainda neste semestre.
Todas a fotos são de Jorge Souza, do Jornal Impacto.