Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Poucas & Boas: Antecipando a eleição de 2024

Novos blocos na Alba

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), autorizou a formação de quatro novos blocos partidários na casa legislativa. A primeiro é formado por União Brasil/PL, Republicanos/PSDB/PDT. Em seguida aparece o bloco formado pelo PP/PSC e ou que une o PSDB/PV. A formação dos novos blocos, com os nomes de seus respectivos líderes e vice-líderes, foi publicada no Diário Oficial do Legislativo. Na mesma edição do Diário, o presidente assinou a extinção de quatro blocos (DEM/MDB, PSB/PL, Patriota/PSL/PSC e PDT/PCdoB).

União Brasil bolsolulista

Luciano Bivar, presidente do União Brasil, foi indicado hoje para ser o candidato do partido à presidência da República. É a típica candidatura que nasce para o nada. O UB troca um candidato com 8%, Sérgio Moro, por um que não deve chegar a 0,5%. E muita gente acha que é uma jogada política inteligente. Enquanto isso, o próprio Bivar, como disse Claudio Dantas de O Antagonista, negocia cargos com o Centrão bolsonarista e costura um acordo com Bolsonaro para  o segundo turno. No outro lado, a turma de ACM Neto faz a mesma coisa, negociando com Lula. O pano de fundo são as emendas parlamentares do orçamento, secreto ou não. Ninguém está preocupado com o país. Todos estão unidos pela dinheiro público dos brasileiros.

Cinismo republicano

A Procuradoria-Geral da República divulgou uma nota na qual rebate um artigo do jornal O Globo que afirma que há um alinhamento entre o PGR, Augusto Aras (foto), e o governo. O texto também afirma que o governo de Jair Bolsonaro “enfraqueceu a Polícia Federal, neutralizou a PGR e comprou uma parte do Congresso”. Augusto Aras, usando de um cinismo nunca antes visto na República, disse que “o texto apresenta ilações e faz afirmações desconectadas da realidade e dos fatos. Ao afirmar que o governo ‘neutralizou’ a PGR, a autora do texto faz uma acusação vazia, que desconsidera aspectos relacionados ao trabalho do Ministério Público Federal, que é de natureza jurídica e cujos limites técnicos estão previstos em leis e na própria Constituição Federal”. É barril dobrado!

Antecipação de 2024 I

Como é ano de eleição, alguns afoitos começam a calcular as influências dos resultados da eleição estadual na formação da próxima disputa municipal de 2024. Nada vai mudar se der Lula, Bolsonaro ou, numa hipótese remota, Ciro Gomes. Entretanto, caso seja ACM Neto o próximo governador, Thiago Andrade e Ildinho terão uma estrada mais tranquila para o pleito municipal. Basta que se acertem. Vencendo Jerônimo Rodrigues, Mendonça terá metade da futura prefeitura nas mãos. A outra metade estará garantida quando ele tirar um nome de peso que transita hoje entre Thiago Andrade e Ildinho para compor sua chapa como vice. O sistema continuará bruto!

Antecipação de 2024 II

A eleição em Poço Verde este ano será crucial para determinar o caminho dos três grupos políticos da cidade. Toinho de Dorinha continua como grande liderança, mas perde gordura política a cada dia que se mantém fora do poder. Iggor Oliveira precisaria de uma administração impecável neste dois anos finais para eleger o sucessor. Correndo por fora, e com grande fôlego, está Roberto Barracão. Caso o ex-candidato da 3ª via tenha bom desempenho como candidato a deputado estadual, será a bola da vez. Se sua caminhada resultar numa eleição este ano, poderá escolher o que fazer em 2024. Parece que o recuo em 2020, deixando a vice-prefeitura para disputar a cadeira de prefeito como franco atirador, deu a Barracão o poder de dar dois passos para o futuro.

Ligando bombas

Vejam o que é a política na nossa região. Muitas vezes, a chegada de um grupo ao poder não significa que os velhos aliados sejam vistos como “necessários” numa administração. Um prefeito de um grupo político, após anos fora do poder, venceu. É de se imaginar que os principais nomes ocupem espaços destacados na administração. Pois bem, o prefeito está sendo considerado cruel com os aliados. Um deles, que fez uma fila de inimigos, aderindo a um prefeito do grupo no passado, se elegendo inclusive vice-prefeito, está hoje ligando bombas de água num povoado. Para não dizer que é humilhação, o salário é mediano. Em defesa do prefeito, um aliado disse que o “bombeiro” nunca reclamou!

Na fronteira

Um dos fatores que movimentam a circulação de eleitores numa fronteira entre dois municípios é a administração municipal. Com os péssimos desempenhos de Iggor Oliveira - em Poço Verde-SE, Manoel Missias (Sorria) - em Fátima, e dr. Ricardo - em Cícero Dantas, Heliópolis, Ribeira do Pombal e Adustina receberam vários eleitores que, no limite entre os municípios, podem optar onde desejam votar. Antes mesmo de chegar 2024, o município de Fátima é disparado o que mais tem se beneficiado desta migração. Com uma administração organizada, e com objetivos determinados, Binho de Alfredo segue firme e começa a colher os frutos. Só precisará, de agora em diante, de um pouco de sorte. Se conseguir as eleições de Jerônimo e Lula, o prefeito petista voará.