Exclusivo!

Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Poucas & Boas: Traços históricos da Farmácia para Madrid

Da Farmácia para Madrid

O professor Agnaldo Almeida, que é presidente do Sindheli – Sindicato dos servidores públicos de Heliópolis, foi selecionado para representar o Estado de Sergipe no Evento Enlighted em Madrid, na Espanha. O certame é promovido pela ProfFuturo e acontecerá nos dias 15 a 19 de novembro. Agnaldo vai representar o Centro de Excelência Epifânio Dórea, em Poço Verde, onde é lotado como professor concursado daquele estado. Além de Agnaldo, mais dois professores foram contemplados no Brasil: um de Manaus – AM e outro de Viamão – RS. O professor Agnaldo Almeida é originário do povoado Farmácia, em Heliópolis-Ba.

BA 392

A BA 392, que liga o entroncamento de Caxias à cidade de Cícero Dantas, vai ter pavimentação asfáltica. As obras iniciaram esta semana, em plena véspera de eleição. Todos do distrito de Caxias estão felizes, mas não plenamente. É que estão com medo de ser mais uma obra eleitoreira. Como é prática recorrente, será preciso esperar para ver se o governador Rui Costa terá postura diferente da dos seus antecessores. Vale salientar que as obras iniciadas até estão seguindo o seu calendário, embora algumas com certo atraso. Não há necessidade de dizer sobre a importância do asfaltamento desta via para o povo de Caxias.

BA 393

Um nivelamento de acostamento aqui, um carreta de água ali, algumas britas na saída de Poço Verde... E assim caminha a obra de revitalização da BA 393. Devagar, devagar,  quase parando, como se estivesse esperando algo. Boa parte do maquinário continua parado no terreno em frente ao posto na saída para Poço Verde. Nove em cada dez interrogados sobre o obra dizem ter a certeza de que é eleitoreira e que depois da eleição vai parar. Uns dizem que se perder o candidato do governo ou se ganhar a obra não seguirá em frente. Agora está na base do ver para crer.

Disputas internas

Vários eleitores estão preocupados com o comportamento de algumas lideranças políticas no trato com a busca de votos para deputados na região. Grupos municipais se dividiram e estão atropelando companheiros de jornada das eleições municipais. Não são poucas as queixas. O Contraprosa vai esperar passar o pleito e baixar a poeira para dar nomes aos bois. Certo é que há muitos líderes que perderam liderados e não foram poucos. Isto refletirá na composição da chapa municipal e não apenas o número de votos carreados para cada candidato. 

Binho de Alfredo

É impossível esconder a boa administração que faz o prefeito de Fátima, Binho de Alfredo (PT), mas é igualmente impossível não dizer a sua atração por políticos enrolados com a justiça. Na eleição passada apoiou um que, depois de uma maratona jurídica, perdeu todos os votos recebidos e o mandato. Agora está com outro que venceu uma batalha temporária, mas que lá adiante vai ter outro longo caminho a percorrer, caso consiga se eleger. Se a coisa se repetir, muitos quilos de sal grosso serão comprados para espantar a encrenca urucubaqueana. 

Valmir de Francisquinho

Aconteceu com o candidato do PL a governador de Sergipe, e líder das pesquisas até então, Valmir de Francisquinho, aquilo que qualquer advogado já sabia: candidatura eliminada. Deveria existir um dispositivo que fizesse o candidato com estes problemas só ir para as urnas quando tudo estivesse esclarecido. Agora, quem votar em Valmir vai ter seu voto anulado. Pior é saber que o candidato, mesmo sem ter mais a quem apelar juridicamente, insiste em dizer que reverterá a situação. É um comportamento desonesto com o eleitor e isto só ajudará a terminar o pleito em primeiro turno. Se tiver muitos votos dados ao candidato do PL, o número de votos válidos poderá ser bem menor e ajudar quem teve menos de 50% dos votos a se eleger sem precisar ter 2º turno. 

Traços da Sua História

O professor Moisés Reis lançou o seu livro Fátima Traços da Sua História no último dia 24de setembro, na área de convivência da escola Professora Idivânia, em Fátima-Ba. O livro foi lançado pela editora Infographics e, claro, tratará de pontos importantes da formação daquele município. O Contraprosa não conseguiu estar presente, mas espera um tempo na agenda do autor para uma entrevista, onde tudo ficará às claras. Moisés Reis é professor da rede municipal de Fátima e membro de uma família de muitos talentos. Seu irmão, Marcelo Reis, é ator de teatro e de televisão, inclusive com participação em novelas do SBT e Globo.