Exclusivo!

Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Governo gasta 13,5 milhões só para avaliar seu desgoverno!

Jair Bolsonaro está torrando dinheiro público para garantir sua reeleição. (Foto: Jota)

Só mesmo no Brasil isso acontece, mas é mais uma aberração do governo e que não vai dar em nada. O Tribunal de Contas da União (TCU) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Corte acompanhe o uso eleitoreiro de uma pesquisa de opinião milionária contratada pelo governo Jair Bolsonaro em março deste ano. Na verdade, foi a indesejável imprensa que denunciou todo o esquema. O portal O Antagonista revelou que a Secretaria de Comunicação pretendia gastar até R$ 20 milhões para saber como a população avalia a atual gestão, os programas executados até o momento e quais são as “preferências dos cidadãos sobre temas relevantes da agenda nacional”. Em março, o governo federal fechou contrato com duas agências no valor total de R$ 13,5 milhões.

Todos sabemos que a conta será paga por nós para termos a certeza de que o governo não governa. A contratação foi alvo de representação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)) e do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). Nesta quarta-feira (04), em julgamento em plenário, o relator do processo, o ministro Walton Alencar Rodrigues, reconheceu que havia indícios de desvio de finalidade na pesquisa encomendada pela Secom. Viva!

 “É forçoso reconhecer que os resultados obtidos em pesquisa de opinião tão ampla têm clara utilidade para elaboração de campanhas eleitorais e para balizamento dos comportamentos dos candidatos (...) Dado o momento de realização da contratação, no último ano do atual governo, e suas características, não é possível afastar o risco de que os resultados das pesquisas sejam utilizados de forma indevida, para subsidiar a campanha eleitoral do excelentíssimo senhor presidente da República, que é, notoriamente, candidato à reeleição”, disse o ministro.

A questão é saber se essa trocentéssima denúncia contra o governo Bolsonaro vai dar em algum lugar. Não vai, mas alimenta a candidatura de Lula. Querem o mal lavado e não o sujo.