Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Sérgio Moro desistiu da candidatura à Presidência da República?

O ex-juiz Sérgio Moro lança sua jogada última para tentar unir a chamada 3ª Via. Conseguirá? (Foto: Poder 360)

O grande tema do momento é o fato de o ex-juiz Sergio Moro ter desistido nesta quinta-feira (31) da sua pré-candidatura à Presidência da República. No texto/comunicado ele acrescenta um “neste momento”. Mais cedo, ele havia assinado a ficha de filiação ao partido União Brasil. Moro se reuniu com dirigentes da sigla em um hotel na capital paulista para cravar sua decisão. O que pode parecer uma desistência é, na verdade, um gesto de grandeza para mostrar que está disposto a não deixar morrer a construção de uma candidatura alternativa.

O recado de Sérgio Moro é muito forte. Ele é o mais bem colocado dos candidatos da 3ª Via e está abrindo mão para tentar construir uma unidade e dar ao povo a oportunidade de escolha, para que o país não caia nas mãos de Lula ou Bolsonaro. Amanhã, caso o povo resolva mesmo escolher um dos dois, Moro baterá no peito e dirá que ele tentou evitar todo o caos. Aqueles que continuam com seus projetos individuais pagarão alto preço político.

O União Brasil, partido atual de Moro, mantém diálogos com o PSDB, de João Doria, e o MDB, de Simone Tebet, para buscar uma candidatura única alternativa. De tudo isso, restou certa mágoa do Podemos. Moro se filiou ao partido em 10 de novembro de 2021 e dava mostras de que seria o candidato a não desistir. Desde o começo, mesmo dentro do partido, havia resistências. Vários deputados, governadores e senadores, já compromissados com o bolsonarismo, achavam mais cômodo o partido não lançar candidatura à presidência.   

Fato é que, com esta decisão, Sérgio Moro joga a última carta. Ficará num partido forte, grande, endinheirado e muito dividido. Se conseguir unir todos em torno de uma candidatura, mesmo que não seja a sua, já será uma vitória. Se for o seu nome, coisa que achamos muito distante, exatamente porque já conhecemos nossos políticos, será uma evolução ainda maior. Verdade seja dita, Sérgio Moro é o nosso melhor caminho. Seria uma reviravolta na política nacional. Fora dele, resta-nos uma candidatura unificada da 3ª Via com uma Simone Tebet. Fora disso, será mais do mesmo.