Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Poucas & Boas: Magistério pode ficar sem o Piso, mas há o Plantão 24 horas!

Piso do Magistério para 2022 segue sem definição. (Foto: AF Notícias)

Sem eira, nem beira e nem Piso

Se a pandemia deixou nossa educação para lá de Bagdá, independente da vontade dos profissionais da educação, agora é que a coisa vai parar no Afeganistão! É que o MEC deu uma forcinha aos prefeitos que não querem pagar o Piso do Magistério, que teria agora um aumento de 33,23%. O desministro da nossa deseducação inventou que a Lei 11.738 está revogada e o que vale é o que diz o Projeto de Lei nº 3.776/08, que sequer virou lei. Neste, o Piso Nacional seria reajustado pelo INPC. Como não seguirão lei nenhuma, o reajuste corre risco de ser 0%, até que o STF decrete mais uma derrota para Bolsonaro.

Armando com Bolsonaro e votando no Lula

É curioso como o bolsopetismo está mais que consolidado. Os prefeitos, principalmente os do Nordeste, alegam que o Piso Nacional do Magistério onera as contas públicas. Com a ajuda do Lira, conseguem dialogar com o governo Bolsonaro para não dar nenhum reajuste ao piso, mas estão nos bastidores prontos para votarem no Lula. Não dá para entender quem está enganando quem, em se tratando de Lula ou Bolsonaro. Uma coisa está certa: o enganado é o eleitor! 

Plantão 24 horas

Há pessoas que só valorizam as coisas quando são vítimas do acaso. Outras só valorizam quando veem o fato a partir de uma realização de seu grupo, partido ou pessoas de estimação. Seja qual for o motivo, o Plantão 24 horas da Unidade Mista de Saúde de Heliópolis, nos três dias do fim de semana, tem salvado vidas e dado conforto aos moradores. Uma senhora teve um princípio de enfarto e foi socorrida no Posto. No hospital, em Ribeira do Pombal, o médico disse que a pessoa sobreviveu porque teve o atendimento correto nos primeiros momentos. A senhora se recupera, mas ainda há pessoas que não valorizam este tipo de investimento. Acham que é dinheiro jogado fora. Do mesmo jeito, há pessoas que não tomam vacina alegando ser ainda algo experimental! 

Ômicron no pedaço

Em quase todos os municípios de nossa região a variante Ômicron está fazendo festa. Para isso, aproveita as tantas festas já existentes. Ribeira do Pombal tem 45 infectados, 65 aguardando resultados e 84 em monitoramento domiciliar, só para termos uma ideia. Pior de tudo é que não está sendo feita a testagem em massa e isso pode significar que os casos são bem maiores, principalmente porque a variante é muito contagiosa e menos severa com os infectados. Além dessa gracinha, o quadro de desgraça se completa com a H3N2, a ignorância e o negacionismo. Tudo isso juntos e misturados. É uma bomba biológica de alto impacto. Só a vacina nos salvará, apimentada com um pouco de fé em Deus.

Apostas na mesa

Alguns leitores deste blog estão apostando na possibilidade de golpe eleitoral do governo Bolsonaro no prefeito José Mendonça. Há quem diga que o padrinho político da liberação do Centro Educacional de Ensino Fundamental de Heliópolis vai querer o apoio do alcaide ao presidente. Dizem que a obra só começará com a efetivação do apoio. Chegam até a comparar com as obras do Colégio Estadual José Dantas de Souza, que seguem em ritmo acelerado, e devem ser concluídas antes de setembro. Uns chegam a dizer que se as obras do CEEFH não começarem logo, adeus! Já há pessoas mergulhando em Brasília para descobrir quem foi o pai da obra. A mãe, todos nós sabemos: o eleitor!

ACM Neto e Lula

Quando Lula conversou com ACM Neto, tudo indica para colocá-lo na chapa de vice, foi porque já sabia que teremos uma eleição bem disputada este ano. Além de Lula ter mil e um motivos para saber que nada será fácil como um dia foi, a disputa é contra um presidente. Se Bolsonaro acaba ajudando aqui e ali, há uma pedra no sapato lulista chamado Sérgio Moro, sem contar que Ciro pode complicar. A disputa ACM Neto X Jaques Wagner está bem equilibrada. Wagner tem Lula para arrastá-lo e ACM Neto tem todos os outros contra o PT. Mas bem que poderia haver um terceiro nome na Bahia para embolar o meio do campo. Não tem, até aqui. 

Surpresa

Os nomes postos para disputar os diversos cargos na nossa região podem sofrer diversas alterações. Talvez, os mais cotados não sejam mais candidatos. Novos nomes devem surgir no limiar de maio. O tabuleiro da política baiana e sergipana tem mais água passando por debaixo da ponte do que imagina a nossa vã certeza. Vem surpresa por aí!