Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Vereador Líder da oposição adere ao governo em Heliópolis

Vereador Van da Barreira não é mais oposição em Heliópolis. (Foto: TSE)
Não é nenhuma novidade na política de Heliópolis, mas a notícia sempre parece gerar muita surpresa e decepção. Ontem, depois de muito zunzunzum, confirmou-se a notícia da adesão do Líder da Oposição, vereador Josivan de Santana Batista, conhecido por Van da Barreira, ao grupo político que está no poder. O vereador foi eleito pelo PSD, na chapa encabeçada por Thiago Andrade, obtendo exatos 600 votos. Van da Barreira é vereador de primeiro mandato. Em 2016, tentou uma vaga pelo mesmo grupo político, sem êxito.

O Contraprosa entrou em contato com o vereador para que ele justificasse ou negasse a notícia.  Ele respondeu dizendo que era verdade, "que a vida é feita de escolhas e que ele lutou ao lado de Thiago por quatro meses, mas tomou a decisão de ir para a situação." Disse ainda que, independente de partido A ou B, continuará ajudando as pessoas e indo sempre a busca das demandas para ajudar o município. Van ainda disse que "as pessoas vão criticar e eu aceito as críticas, mas estarei sempre a disposição das pessoas que precisarem de mim."

Nos bastidores, há muita revolta no grupo. Muitos chegam a dizer que foi só vingança do prefeito José Mendonça porque na gestão passada o prefeito Ildefonso Andrade Fonseca trouxe para o grupo o ex-vereador Manoel Rodrigues, que disputou a eleição em 2020, também pelo PSD, mas não conseguiu se reeleger. A tese é que José Mendonça tem maioria na câmara e fez isso apenas para dar o troco. Outros acham que o prefeito quis se resguardar de uma possível rebelião na sua bancada. Com uma maioria folgada, tudo fica mais fácil.

Uma coisa nisso tudo que chama atenção é o ineditismo de um Líder da Oposição se alinhar ao governo. Um vereador que pediu reserva disse que, numa situação como a que vivemos, é impossível resistir a 100 mil reais. Logo pedimos a ele se tinha provas, mas ele disse que é difícil provar pagamentos por fora. Por outro lado, é curioso a situação do vereador Valdelício, que bate na porta todos os dias para entrar no governo e parece que ninguém ouve. Agora ficou mais difícil para o ex-presidente da Câmara Municipal. Quem o conhece sabe que ele não vai desistir. 

Certo é que a oposição de Heliópolis está reduzida agora a duas mulheres: Ana Dalva e Maria da Conceição, esta última mãe de Thiago Andrade. Também não é a primeira vez que isso acontece. No governo Walter Rosário, Ana Dalva e Josefa Naudija ficaram sozinhas. Naudinha vivia muda e Ana Dalva vivia na batalha das denúncias contra o desgoverno municipal. Hoje, Naudinha é vice-prefeita de José Mendonça e Ana Dalva continua a ser vereadora, a duras penas.

Fazer o correto na política de Heliópolis nunca deu nada a ninguém. Talvez isso tenha pesado na balança da decisão de Van da Barreira, sem ser uma justificativa aceitável. O problema está no modo como se faz política por aqui. Não há apoio a ideias, projetos. Não se faz política pensando na cidade, no futuro, no progresso, nas pessoas. Pensa-se no dinheiro, no negócio, no ódio, na vingança, usando as pessoas como meros objetos para se atingir fins jamais republicanos. Não será a ultima vez.