Os últimos boletins epidemiológicos de Heliópolis e Poço Verde indicam pandemia caminhando para o fim.
Enquanto vários municípios da nossa região se aproximam de zerar os casos de Covid-19, a variante Delta já foi identificada em pelo menos 181 cidades do país, segundo diz um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ninguém mais esconde que esta cepa será a responsável direta por uma 3ª onda, mesmo que seja menos nociva que as duas anteriores. O estudo foi feito com base em dados coletados de 2.344 cidades entre 30 de agosto e 2 de setembro.
Em uma semana, o número de municípios onde a cepa foi detectada subiu de 5,4% para 7,7%. Significa que a variante Delta foi encontrada em pelo menos 72 novas cidades. O avanço da cepa, que é mais transmissível, tem preocupado autoridades. Um levantamento divulgado pela recentemente Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro mostrou que a variante Delta já corresponde a 89% das amostras de pacientes com Covid analisadas no estado. Em São Paulo o percentual chega a 76%.
Embora já esteja presente no Estado da Bahia, não há casos constatados em nossa região. Por aqui, ao contrário, os casos começam a dar sinais de fim de pandemia, o que acaba causando um certo ar de normalidade. É exatamente disso que o vírus precisa. Em Heliópolis só há um caso ativo e ninguém está esperando resultado de RT-PCR. Em Poço Verde-SE, só há dois casos ativos, mas ainda 19 esperam resultados. De qualquer forma, são os menores números de há muito tempo. Agora é torcer para a população não relaxar e que a cepa Delta se mantenha longe daqui.