Volta às aulas dia 26 enfrenta problemas

A anunciada volta às aulas enfrenta sérios problemas (foto: Diário do Litoral)

Embora o governador Rui Costa tenha noticiado que o início das aulas está previsto para o dia 26 de julho, há inúmeros problemas que comprometem o início do sistema híbrido de ensino na rede estadual. O principal perrengue é a falta do transporte escolar. Muitos prefeitos não se prepararam para licitar o transporte por quilômetro percorrido, o que daria condições de iniciar a qualquer tempo. Somente agora vão fazer o processo de licitação, que demanda certo tempo.

O professor Gilberto Jacó, diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS, entrou em contato com o secretário de educação do município, professor Antônio Marcos Oliveira. Este pediu prazo e sugeriu a data de 9 de agosto para que o transporte escolar estivesse em condições de pleno funcionamento. O diretor do CEJDS já comunicou ao diretor do NTE-17, professor Deusdete Almeida Júnior, sobre a questão e aguarda definição até esta quinta-feira.

Outro problema ainda a ser enfrentado é a retomada do crescimento dos casos em Heliópolis, isso por causa de um surto localizado no povoado Farmácia. Também no povoado Tijuco há um pequeno surto de contaminação. Farmácia e Tijuco são responsáveis hoje por 23 dos 37 casos ativos em Heliópolis. Além desses problemas, o sindicato dos professores - APLB -  divulgou nota informando que só voltará com todos os professores vacinados. Para completar, há alguns pais de alunos que afirmam não ter ainda coragem de mandar seus filhos para a escola. 

Seja qual for a data a ser decidida, Gilberto Jacó afirma que a escola está estruturada e pronta para o recomeço. O governo do estado mandou todos os recursos necessários para que o reinício das aulas seja seguro, limitado a 20 alunos por turma e em dias alternados. É sabedor que o ensino remoto, embora tenha contribuído muito na pandemia, ajudou a aumentar a marca da desigualdade no ensino público. Há regiões em Heliópolis onde não existe sinal de Internet, além das condições sociais precárias de várias famílias. 

Postagens mais visitadas deste blog

ISTOÉ revela a vida dos que recomeçaram depois da prisão

O povoado Serra dos Correias