Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

SEC e APLB dialogam, mas impasse continua sobre início do sistema híbrido

Mesmo retomando o diálogo, SEC e APLB não se entendem (fot: Ascom/Gov.BA)

Parece que o diálogo entre a SEC e a APLB voltou. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia e do governo do Estado se reuniram na noite desta sexta-feira, 23, para discutir o retorno das aulas presenciais em toda a Rede Estadual de Ensino. O encontro marca a retomada do diálogo entre a entidade representativa dos professores e a gestão do governador Rui Costa (PT). A reunião, realizada na sede da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), contou com a participação também do secretário da Serin, Luiz Caetano. Entretanto, a marca do radicalismo e da imposição de ambos os lados predominou. Ninguém arredou pé e o governo mantém o início das atividades educacionais híbridas para esta segunda-feira (26) e o sindicato disse que vai continuar no sistema remoto. 

Para não criar mais atritos, o secretário Jerônimo Rodrigues disse que “mais uma vez, sentamos com a representação da categoria para dialogar, ouvir e reiterar o nosso compromisso com os educadores e com a aprendizagem dos nossos estudantes”, escondendo um pouco a decepção. Um dos impasses é o processo de vacinação dos profissionais da educação. Segundo o chefe da pasta, a Comissão Intergestores Bipartite  da Bahia - CIB - aprovou, conforme decisão tomada na última quinta, 22, a imediata vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da Educação a partir de 18 anos, desde que estejam na ativa. Em entrevista ao Portal A TARDE, o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, informou que está mantida a decisão de manutenção do ensino remoto e só retornar as aulas presenciais após completar o ciclo de imunização. E não mediu palavras ao afirmar que “seria bom que os filhos dos nossos deputados, dos nossos governantes, fossem da escola pública para ver se eles mandariam seus filhos para sala de aula. Como não tem, fica fácil querer mandar os filhos dos outros. Segunda-feira é dia de cidadania. Dia de defesa da vida”, disse o dirigente.

Como uma nova decisão não foi tomada, a APLB convocou toda a comunidade escolar para participar de um 'Aulão Pela Cidadania - Em Defesa da Vida', nesta segunda (26), às 10h, no canal do Youtube e da página do Facebook da entidade. Já o governo baiano informa que “a segunda fase do ano letivo continuum 2020/21 na rede estadual, começa na próxima segunda-feira, 26, com estudantes do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades". Se os aliados não se entendem...