Exclusivo!

Neópolis - Cidades do Velho Chico - 31

Pesquisa PoderData: Até João Dória pode vencer Bolsonaro

Jair Bolsonaro desanda e poderia perder até para João Dória (Imagem: PoderData)

Thomas Traumann afirmou nesta quinta-feira, no portal Poder 360, que Bolsonaro passa por seu momento mais nebuloso e cita, além da inflação de mais de 8%, o fato de o presidente não ter conseguido a margem de 40% na pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (09). Para piorar, o presidente Jair Bolsonaro, nas simulações do 2º turno, perde para Lula, Ciro Gomes e Luciano Huck de lavada, e ainda empata com o governador de São Paulo, João Dória. Os resultados estão deixando os deputados e senadores do Centrão em polvorosa.

O levantamento do PoderData indica que o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) venceriam Jair Bolsonaro em uma disputa de 2º turno nas eleições presidenciais, mas com mudança de cenário em relação à pesquisa anterior: Lula perde 4 pontos e Ciro Gomes sobe 8 pontos. Em maio, quando o instituto promoveu a pesquisa anterior, Lula ganhava de Bolsonaro por 52% a 34%. Também naquela época, Ciro (38%) aparecia numericamente atrás de Bolsonaro (41%), embora a diferença estivesse dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. É de se lamentar que não tenha havido simulações entre Lula e Ciro Gomes, Bolsonaro e Sérgio Moro e também entre Bolsonaro e Mandeta. 

A pesquisa também indicou empate entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em um eventual 2º turno. Ambos aparecem com 38% das intenções de voto. O tucano cresceu 7 pontos percentuais em comparação com a rodada anterior. O PoderData ouviu 2.500 pessoas em 522 municípios nas 27 unidades da Federação, entre os dias 7 e 9 de junho. Pelos números, Bolsonaro vai ter que inventar ainda mais mentiras para continuar alimentando seus seguidores, enquanto a pandemia faz sua parte cruel. Já beiramos os 500 mil mortos.