Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Poucas & Boas: Chegamos a 340 mil mortos e empresas podem comprar vacinas!


340 mil mortos

Nunca uma doença matou tanto no Brasil na era moderna. E parece que é uma onde sem fim próximo. Hoje, o Brasil registrou 3.829 mortes por Covid-19 e 92.625 novos casos. A informação é do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). Com isso, o número de vítimas fatais da doença no Brasil chegou a 340.776, e o total de casos aumentou para 13.193.205. Ontem (6) foram registrados os números mais trágicos: 4.195 mortes e 86.979 novos casos.

5,5 milhões de vacinas

A Bahia vai receber esta semana mais 5,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. A informação foi dada pelo secretário de Saúde do estado, Fábio Villas-Boas, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, nesta quinta-feira (7). De acordo com o gestor, dois lotes estão programados para serem enviados pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote, com 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca, será despachado na quinta-feira (8), enquanto o segundo, com 3,5 milhões, deve chegar a Salvador no próximo sábado (10).

Bahia com recorde de óbitos

Nesta quarta-feira (7) foram registrados na Bahia um total de 189 óbitos por Covid-19, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre a doença. Anteriormente este recorde havia sido no dia 31 de março, quando houve registro de 160 mortes. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.712 casos de Covid-19. Dos 825.015 casos confirmados desde o início da pandemia, 794.967 são considerados recuperados, 13.941 encontram-se ativos e 16.107 tiveram óbito confirmado.

Dia do jornalista

O jornalista Jorge Souza ficou esperando alguma palavra de conforto de algumas autoridades sobre o dia do jornalista, hoje, 7 de abril. Esqueça, Jorge! Hoje são os profissionais mais odiados, inclusive os que recebem por palavra elogiosa proferida. Num mundo entre o sujo de esquerda e o nunca lavado de direita, falar a verdade causa pânico e esconder a verdade causa náuseas. A questão é seguir em frente e torcer para uma mudança de rumo da sociedade. Do jeito que está, somos lixo para a maioria das autoridades, exceto para aquelas que podem ser aproveitadas num processo de reciclagem. Ou seja, se falarmos a verdade ou se elogiarmos seremos odiado do mesmo jeito. Palmas para Jorge Souza, apaixonado por jornalismo. 

Empresas já podem comprar vacinas

A Câmara dos Deputados aprovou, no início da noite de hoje, o texto-base de um projeto que autoriza empresas privadas a comprarem vacinas contra a Covid para imunizar os funcionários. A principal mudança votada retira a exigência, atualmente prevista em lei, de que as empresas só possam começar a vacinação própria após a imunização dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto também permite a compra de imunizantes autorizados por agências estrangeiras reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo que não tenham registro ou autorização da Anvisa. Seria um sonho ver empresas imunizando seus funcionários sem depender o SUS, inclusive aqui em Heliópolis. Será que agora vai?

Heliópolis

No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Heliópolis, há 45 casos ativos e 389 casos confirmados. Os óbitos, felizmente, não aumentaram. Foram 7 ao todo. 27 pessoas estão contaminadas na cidade e 18 na zona rural. Já são 75 em monitoramento domiciliar e 30 pessoas aguardando resultado RT-PCR.