Exclusivo!

Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Poucas & Boas: O decreto, a pesquisa e o resultado

Lula, Sérgio Moro e Bolsonaro: dois extremos e um centro. (foto: Oi Diário)

Decreto inútil I

O prefeito José Mendonça Dantas baixou decreto, datado de 11 de março, que promove um lockdown de 13 de março, sábado, a partir das 14 horas, até 15 de março, segunda, às 5 horas da manhã. Ou seja, 39 horas. Ninguém pode dizer que não serve, mas que é inútil. Só serve para o vírus descansar um pouco. É verdade que há outras medidas mais longas, como o fim da locomoção noturna das 20 horas às 5 da manhã, mas isso já havia sido determinado pelo Governo do Estado. As demais medidas são todas paliativas e inócuas, Até porque não existe uma equipe de fiscalização ou barreiras sanitárias. Está faltando coragem do prefeito para decretar medidas eficazes, porque todas elas são impopulares.

Decreto inútil II

Há no decreto multas pesadas para quem o descumpre. Uma pessoa poderá pagar ate 250 reais e as empresas teriam que desembolsar 5 mil. Se isso fosse levado a sério, há um supermercado onde funciona um caixa de pagamento e várias pessoas vão lá para sacar benefícios e pagar contas, já que banco em Heliópolis é luxo. As filas são enormes e não há distanciamento, nem orientação para isso. O problema é que o empresário é um aliado de alta envergadura. Ficará até difícil explicar uma multa aplicada a um adversário. Outro detalhe é que o decreto não tem efeito sobre os aliados que vão curtir as praias de Maceió e voltam contaminados. 

Quiprocó

Uma pessoa fez teste e detectou positivo para Covid. Passou o tempo necessário de isolamento. Nesse período, não recebeu nenhum telefonema dos que estão à frente da pandemia. Nem mesmo apareceu um agente de saúde ou endemias. Nada. Após voltar às atividades, novos sintomas da Covid-19 atormentaram seu corpo. Voltou ao posto médico e recebeu um não para realizar novo teste. Um  profissional da saúde resolveu fazer a testagem e a pessoa ainda estava com a doença. O cidadão está uma arara e soltou o verbo nas redes sociais: "Não é porque votei no prefeito que vou acobertar erros". Parece música de Tom Jobim: "Se todos fossem iguais a você / Que maravilha viver!". 

Correios

Se fosse comparada a alguém que faz regime alimentar, a agência dos Correios de Heliópolis seria um faquir. Hoje, apenas uma única e dedicada funcionária cuida de tudo. Não há nem mesmo segurança. Parece que deve mesmo passar pelo processo de privatização. Quem está pagando a conta é o velho e consagrado povo brasileiro. As filas, que antigamente eram pequenas, hoje dobram a esquina. São os tempos do domínio do mal. 

Valdelício

Parece que a preocupação do vereador Valdelício Dantas da Gama não é com sua saúde, mas com o fato de testar positivo para Covid-19. Explico: ele pediu para corrigir a informação aqui postada de que ele testou positivo. Corrigimos para "inconclusivo", de fato. Ficou claro que ele deveria fazer o exame RT-PCR, como as autoridades sanitárias recomendaram. Dois dias depois, ele pede para divulgar que testou negativo. Estranhamos porque este tipo de exame leva mais de 5 dias para chegar o resultado. Soubemos depois que ele fez um outro teste rápido. Parece que o vereador está mais preocupado com a divulgação do resultado que com sua saúde. Como seria bom se ele se preocupasse mais também com sua atuação como político. 

Só Moro vence Bolsonaro

Pesquisa da XP/Ipespe fez levantamento sobre os nomes postos hoje para a corrida presidencial de 2022. Na parte em que aparecem todos os nomes, Bolsonaro tem 27%, Lula 25%, Moro 10%, Ciro Gomes 9% e Luciano Huck 6%, dentre outros. Na simulação do 2º turno, Bolsonaro 41% X Lula 40% - Bolsonaro 40% X Haddad 36% - Bolsonaro 37% X Luciano Huck 32% - Bolsonaro 39% X Ciro Gomes 37%. A única derrota de Bolsonaro é para Sérgio Moro: Neste caso, Moro chega a 34% e Bolsonaro despenca para 31%.