Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Agenda positiva para a Segurança Pública?

O grande problema é encarar a realidade
 Todos sabemos que segurança pública é questão do Estado. Tanto é que a SSP louva aos céus quando há diminuição dos índices de violência. No portal há uma indicando que os roubos a veículos em Salvador neste primeiro semestre do ano tiveram uma redução de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), na tarde desta terça-feira (12), refletem uma diminuição mais expressiva na Área Integrada de Segurança Pública da Boca do Rio, formada pelos bairros da Boca do Rio, Pituaçu, Stiep, Costa Azul e Jardim Armação, com 34,2%. Vejam que a secretaria procura pontos positivos localizados para passar a sensação de segurança.
Da mesma forma ela afirma que de 1º de janeiro a 30 de junho de 2016 foram contabilizados 3.102 delitos contra 3.631 em 2015, uma diferença de 529 roubos a veículos. Só no mês de junho aconteceram 87 casos a menos do que em 2015, ou seja, -15,2% em comparação ao mesmo mês do último ano. Meu Deus! São mais de 3 mil veículos roubados na Bahia em 1 semestre! O que há para comemorar? Também disseram que, no primeiro semestre deste ano, o número de ocorrências relacionadas a assalto a coletivos na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve uma redução de 13%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 30 de junho a Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap) registrou uma queda de -183 ocorrências. Ou seja, são mais de 1.400 assaltos a ônibus a cada seis meses, 233 por mês, quase 8 por dia. Onde está a Segurança Pública? 
Todos sabemos que vem sendo feitos investimentos, é verdade. É o caso de Juazeiro. Na semana em que a cidade, distante 502 km da capital baiana, completou 138 anos o Governo do Estado entregou à população local novos equipamentos que vão melhorar a segurança pública da região. Uma nova sede para a 76° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e 17 viaturas foram entregues nesta segunda-feira (11) pelo governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Aí teremos provavelmente uma redução significativa da violência. E o pessoal da SSP já começa a fazer cálculos e planejar a agenda positiva. Mas e os outros 416 municípios da Bahia?