Exclusivo!

Carinhanha - Cidades do Velho Chico 22

Bassuma atira ao anunciar saída do PV

Rômulo Faro

O ex-deputado federal baiano Luiz Carlos Bassuma tem declarado explicitamente que a possível entrada do prefeito João Henrique no Partido Verde (PV) será a mola propulsora da sua saída do partido.
Bassuma conversou com a Tribuna da Bahia e disse que a atitude do diretório nacional da legenda, que tende a passar por cima da direção estadual e acolher o prefeito (hoje sem partido), demonstra um retrocesso no processo de conquista de espaço e de independência da agremiação política, consolidado, na avaliação do ex-deputado, com a candidatura da ex-senadora Marina Silva (PV) à Presidência da República, nas eleições do ano passado.
“Já falei antes e a história está se repetindo. O que tem a ver o Zequinha (deputado federal José Sarney Filho), que é deputado federal lá do Maranhão, influenciar e opinar sobre o ingresso ou não de João Henrique no PV? Não é só pelo fato de João Henrique entrar no partido, mas também, pelo fato de o PV estar se fechando num momento no qual deveria se abrir para a sociedade, se fortalecer democraticamente”, disparou Bassuma.
O ex-parlamentar baiano disse que achou um equívoco a negociação que o diretório estadual do PV teve no final do ano passado com João no sentido de criar a secretaria municipal do Meio Ambiente e que, à época, conversou com o presidente Ivanilson Gomes sobre os “riscos” da aproximação. “Essas negociações deixam explícita a busca por cargos, e essa não é a ideologia do Partido Verde”, comenta Bassuma.
O verde explicou que não só ele, mas um grupo composto por mais ou menos 20 filiados estão prestes a deixar o partido por causa desse “recuo” que vem acontecendo em nível nacional. Questionado sobre sua pretensão partidária, Bassuma disse à reportagem que, pelo menos por enquanto, “até por questão de respeito ao Partido Verde”, pois ainda é filiado, não pode anunciar suas articulações nesse sentido, mas deixou claro que ressalta a condição de ser aceito como pré-candidato à Prefeitura de Salvador em 2012. “O partido que me aceitar terá que aceitar minha condição de ser candidato a prefeito desta cidade”, pontuou.

Presidente discorda de aliado

O presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes, contudo, discorda de todos os problemas levantados por Bassuma. Em conversa com a reportagem, o dirigente voltou a afirmar que não existe pressão de ninguém da executiva nacional para que João Henrique ingresse na legenda. “Eu não estou me sentindo pressionado e só posso tomar qualquer posição sobre esse pressionamento se ele existir. Se a executiva (nacional) me cobrar uma decisão, eu farei”, garantiu Ivanilson Gomes.
O presidente verde explicou que o motivo de ele dizer a ontem à Tribuna que o prefeito pode entrar no PV se ele se adequar ao perfil do partido, se aplica a qualquer pessoa que manifeste o desejo e, de fato, “seja verde”. “Isso, eu reafirmo, se João Henrique quiser se filiar ao PV basta ele mudar sua postura e ter compromisso com o meio ambiente. Agora, eu não retroagi da minha decisão com relação a ele (o prefeito). Qualquer pessoa pode entrar no PV, desde que tenha o perfil”, afirmou o presidente.
Sobre a saída de Bassuma, Ivanilson Gomes disse que tem conhecimento da vontade manifestada pelo próprio apenas através da imprensa e lamentou o fato. “Bassuma tem uma vida pública muito correta. Muito bom deputado federal, muito bom deputado estadual, muito bom vereador, sempre com bons projetos... Ele é um quadro importante para qualquer partido. Eu só espero que se ele realmente for sair do PV, ele converse comigo, porque na hora que ele quis entrar, ele me procurou e eu abri as portas do partido”, finalizou o dirigente. (Fonte: Tribuna da Bahia)