Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Discurso de posse da vereadora Ana Dalva


Saúdo os colegas do parlamento municipal, autoridades do governo que saem e autoridades do governo que entram. Meus senhores, minhas senhoras, meus familiares e, principalmente, meus 408 amigos que me garantiram esta vaga na Câmara Municipal.
Agradeço de coração aos que votaram três vezes para que este sonho virasse realidade. E para honrar tanta confiança procurarei ser a exata medida daquilo que esperam de mim. Para isso, não esquecerei quem sou, de onde vim e aonde quero chegar. O meu nome é Ana Dalva Batista Reis. Sou filha de Júlio Reis e Ana Batista. Nasci no povoado Farmácia. Sou baiana de Heliópolis. Sou mulher e mãe. Só Deus pode mudar isso que sou. Hoje, sou vereadora eleita pelo PPS. Vereadora por 4 anos. O cargo é temporário. Ele não pode ser superior à minha condição de mãe, de mulher, de heliopolitana. Digo isso porque há pessoas que colocam o cargo como fim último das coisas. Eu sou mãe, mas estou vereadora. Eu sou filha de Heliópolis, mas estou exercendo temporariamente um cargo de vereadora. Meu comportamento tem que ser medido pela história da minha vida e não pelo eventual desempenho no cargo.
Esta casa já foi palco de muitos debates. Ainda bem. É assim que deve ser. E quanto melhor o nível, melhor para a cidade. Cada pessoa aqui presente deve se sentir representada em cada assento nesta casa. Espero que a representação tenha a ver com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Se o debate for pautado na vida particular das pessoas ou numa discussão de torcida organizada de passarinhos, não evoluiremos. Farei o possível para ser protagonista de um parlamento que debata idéias que sirvam para melhorar a vida das pessoas. Quero ver crianças com saúde indo para escola aprender. Quero ver o funcionário público satisfeito com seu salário e atendendo bem as pessoas. Quero poder desfilar pelas ruas sem pisar em lama ou esgoto. Quero ver o trabalhador sorrindo ao lado de sua esposa, feliz porque seu filho vai estudar numa universidade. Quero ver uma pessoa sorrindo por ter saúde, por estar bem alimentada, indo para igrejas e templos para agradecer a Deus a dádiva recebida. Quero ver o agricultor sorrindo a safra conseguida do seu suor com a ajuda das instituições públicas e divinas. Por fim, quero ver Heliópolis colocando em prática sua vocação de ser grande, progressista e liberta. São sonhos possíveis. Quero ajudar a torná-los práticos. Sei que não é fácil depois dos exemplos dados no último pleito. Vi pai expulsar filho de casa, vi separação de casais, vi ameaças de morte e vi o pior de todas as coisas numa eleição: vi pessoas sendo negociadas como sabão em pó, farinha ou boi na pesagem. E o objeto do desejo era o voto. O voto que garantiu a vitória de uns e a derrota de outros. O voto no balcão dos negócios desgraçando e manchando o futuro desta terra. Enquanto a eleição municipal for decidida pelos grandes empresários, comerciantes ou ciganos endieirados, meus sonhos continuarão apenas como sonhos. Tudo isso ainda acontece porque Heliópolis não é ainda a prioridade da política. Precisamos debater Heliópolis e não cifras, dinheiro, apostas, negócios. Precisamos preparar o município para os nossos filhos e netos, para o futuro.
Portanto, senhoras e senhores, meu caminho está projetado. Sei o que quero. Minha atuação aqui nesta casa terá um norte. Enquanto esta casa for a voz dos oprimidos, dos perseguidos, dos que trabalham, dos que sentem fome, sede e frio, dos que desejam um mundo melhor, eu estarei contribuindo para que ela seja uma casa de excelência. Aproveitando aqui a oportunidade, quero tranqüilizar o futuro prefeito, Sr. Valter Almeida Rosário. Serei nesta casa uma vereadora de oposição, mas não farei oposição a Heliópolis. Se o senhor não mudar a história, sei que haverá projetos bons para minha terra. Estarei pronta para emendá-los, corrigi-los e aprová-los. Não precisa nem pedir ou mandar recado. Quero o melhor para o município. Também quero reciprocidade. Quando aqui apresentar um projeto em benefício da cidade, quero o apoio de todos. Agora, serei implacavelmente contra perseguição a funcionários, achatamento salarial dos servidores, caixa dois, superfaturamento de obras, em suma, todas as formas de corrupção que possam enlamear a administração pública e impedir o crescimento da nossa cidade. Torço para que estas coisas não aconteçam e que a resolução dos inúmeros problemas que enfrentamos seja uma meta.
Por fim, avisamos aos colegas deste parlamento que estaremos 4 anos juntos. É muito tempo para uma convivência pacífica. Respeitemos uns aos outros. A minha atuação será regimental e pautada na ética. Quero reciprocidade.
Aos funcionários municipais deixo a certeza de que estarei aqui para lutar pelos direitos de cada um. Se a missão for grande demais, gritarei e farei com que minha voz e este mandato cheguem a cada canto onde se possa fazer justiça.
Aos meus eleitores, amigos e simpatizantes. Estou aqui por vocês, para vocês e com vocês. Não importa a causa, lutaremos sempre e iremos aonde houver um lugar onde a palavra que impera seja resolução. Farei o possível para exercer um mandato digno, honrado, representativo.
Aos que lutaram bravamente para que aqui eu não chegasse. Aos que gastaram dinheiro contra a minha candidatura. Aos que me ameaçaram. Aos que vivem engolindo todos os dias o veneno que querem que eu beba. Aos que me detestam sem motivo. Aos exploradores de consciências, aos corruptos, aos salafrários, aos desumanos, aos incoerentes, aos preguiçosos, aos impostores... Um aviso curto e grosso: Eu estou só começando. Tirem do caminho o ódio que eu quero passar com a esperança de um futuro melhor!
Muito Obrigada!