Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Curtíssimas e Boas!!!

                                                     Landisvalth Lima
1 – Tenho a impressão de que a política baiana é a mesma da época de Antônio Carlos Magalhães. Não evoluímos um tiquinho sequer. Wagner, do PT, também tem cabeça branca e tirou Rui Costa do bolso do paletó.
2 – A educação continua sendo um discurso falso nas eleições. Todos falam da necessidade da melhoria da educação, mas só Lídice da Mata apresenta alguma solução. Rui Costa fala do Ensino Médio Técnico, que é mais um programa federal, e da implantação das Universidades, também federais. Está longe do problema. Paulo Souto também.
3 – Esta é do portal Bahia Já, do meu conterrâneo Tasso Franco: “(Do Face de Paulo Mascarenhas, ex-secretário da Prefeitura de Salvador): Essa gente do PT não tem, realmente, limites. Agora tentam envolver Eduardo Campos em suas maracutaias. Simples, Eduardo não está mais aqui para se defender. O objetivo é atingir a Marina. Não conseguirão! Podem tirar os seus cavalinhos da chuva!... O povo já está vacinado...” Na sequência, outra miudinha: “Mas , a malandragem quando é muita, faz o malandro se atrapalhar. "Vazaram" os nomes de pessoas que não são do PT - o governador do RJ, que está contra Dilma, e o de Eduardo Campos, já falecido. Não respeitam nada e nem ninguém. Foram ao velório/sepultamento do rapaz, fingiram chorar, e agora, no desespero, para tentar derrotar a Marina, investem contra o falecido...”
4 – O PSB de Riachão do Jacuípe vai dar uma mãozinha à candidatura deste professor/blogueiro a deputado federal. Falta apenas o detalhe do deputado estadual. Na disputa está Rodrigo Hita. Só não será ele se ele não quiser. Os companheiros Borjel e Odair estão tecendo os lençóis.
5 – O ex-prefeito Raimundo Caires está de corpo e alma apoiando o companheiro de chapa Bebeto Galvão, do PSB, em Paulo Afonso. É pena que o estadual não é do partido, mas é da região, pelo menos. A campanha no município, como em vários outros, está ainda fria. Há muitos indecisos porque não há propostas. É a velha política de receber ou dar apoio e pronto.
6 – A pobreza das ideias políticas não está apenas nos políticos tradicionais. A esquerda praticamente desapareceu, vive apenas a pregar o que fez e pede para você comparar obras. Esquecem que, se for verdade mesmo que fez, é porque foi eleito para isso mesmo! A questão central é o que se fará e como será feito.
7 – Mais uma miudinha do Tasso Franco: “Antes, Lula reclamava que a elite detestaria um torneiro mecânico na Presidência da República. Cunhou até uma expressão "já imaginaram um metalúgico na presidência"! advertindo que as "zelites" são contra.” E completa: “Agora, Marina se queixa dos petistas porque não admitem uma "seringueira na Presidência da República". É isso: nada como um dia depois do outro.”
8 – O desastre do pleito eleitoral é a falta de um programa. Enquanto Marina Silva luta para travar o debate, uma ala conservadora e hegemônica da política nacional prioriza o debate em torno das questões ligadas ao homossexualismo, ao preconceito religioso e outros. Temos inadiáveis questões coletivas para resolver, mas os temas de foro íntimo parecem interessar mais.
9 – Enquanto DEM e PT se digladiam para saber quem investiu menos em educação e saúde, Paulo Afonso, movida pela força da energia, não consegue ter um hospital regional de alta complexidade. Aracaju, em Sergipe, por ser mais próximo, tem sido o pronto socorro. E ainda tem baiano dizendo que Sergipe é o Quintal da Bahia!
10 – O efeito Marina Silva ainda não acabou. Várias lideranças do interior têm chapa inteira do DEM ou do PMDB, e até do PT, mas para presidente estampam lá a marca de Marina. Perguntei a um vereador o porquê do apoio à candidata do PSB. Respondeu que era porque ela iria vencer. Alguns diziam simplesmente que vota nela porque é única que pode tirar o PT do governo. É o chamado voto útil.
11 – O candidato a deputado estadual Josué Telles estará em Heliópolis para uma palestra e inauguração do Comitê Eleitoral de Campanha. A vereadora Ana Dalva está convidando a todos para o evento, com início a partir das 18 horas. Mais cedo, Josué, Ana Dalva e o professor Landisvalth farão visita à associação da Marmelada/Quixabeira.
12 – O professor Eraldo Neves informou que, finalmente, o PAMEH – Plano de Metas da Educação de Heliópolis – foi consolidado com a aplicação da primeira avaliação diagnóstica. Os resultados serão associados à outra prova que será aplicada em dezembro. Com isso, a Secretaria de Educação terá os números reais do nível educacional em todos os anos escolares do ensino fundamental. O ano que vem será o da tentativa de cura dos males, se for o caso.