Já passou a hora da volta às aulas presenciais. Prejuízo na escola pública é incalculável! (Foto: Correio) |
É verdade que tudo pode acontecer de novo, mas é improvável que isso ocorra por negligência de professores e alunos. Neste último fim de semana, várias casas na zona rural estavam repletas de adolescentes e adultos preocupados em não ir para escola por causa da pandemia. E muitos não estavam tomando refrigerantes, bebendo suco e respeitando os protocolos de distanciamento social e uso de máscara. Nem mesmo se deram ao trabalho de baixar o som do paredão. Teve até tiragem de argola.
Também não adianta o vereador Igor Leonardo ficar justificando que é preciso primeiro preparar as escolas para receber os estudantes e professores em condições adequadas, mesmo o seu grupo político ter chegado ao poder há mais de nove meses. Sabemos que entre os professores há uma minoria querendo voltar logo. Eles sabem o prejuízo de crianças com 8 ou 9 anos sem saber ler e escrever nada. Se a administração municipal ainda tem dúvida, vai aqui a sugestão da vereadora Ana Dalva: conversem com os pais. Ouçam a voz da sociedade e perceberão o buraco em que estamos e precisaremos sair dele urgentemente.
Ainda restam parte de outubro, novembro e dezembro para recuperar parcialmente o prejuízo. Não dá mais para adiar. É preciso que professores, secretário e sindicato tomem coragem e saiam da bolha do corporativismo urupeista. O prefeito já disse que por ele já teria iniciado o período letivo. Está na hora de começar todas as aulas de todas as turmas. O único caso de Covid ativo está localizado. Não há, e esperamos que assim continue, circulação do vírus em Heliópolis. É hora de pensarmos um pouco no futuro e deixarmos nosso umbigo de lado.