Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Heliópolis com 999 casos de Covid, mas números caem na Bahia

     
Número de mortos em franca queda na Bahia, mas ainda não se pode comemorar (imagem: Sesab)

     Ainda não dá para dizer que o pior já passou, mas é fato: a Bahia registrou o menor número de mortes por Covid-19 neste domingo (25). De acordo com dados do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde da Bahia - Sesab - o estado registrou 19 mortes devido a nova doença. O número é o menor desde o dia 26 de maio do ano passado, quando foram contabilizados 18 óbitos. Já nesta segunda-feira (26) os números saltaram para 36 óbitos, confirmando nova queda.
     Poderíamos dizer que a coisa está indo embora, mas o número foi registrado em um domingo, dia em que normalmente acontecem subnotificações por causa do atraso no fornecimento de dados por municípios do interior. A Sesab também ressalta que alguns óbitos confirmados pelo órgão no domingo ocorreram em diversas datas, e isso também deve ser levado em conta no ânimo da melhoria.
   

     Outro número que nos anima é a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na Bahia estava, também neste domingo (25), em 54%. Na nossa região Nordeste da Bahia, Alagoinhas continua liderando o número de casos, com Ribeira do Pombal na 3ª colocação, mas também acusa queda nos números. Heliópolis, pelo boletim da Sesab, que chegou a disputar a última posição com o município de Pedrão em número de casos, agora já bate a porta dos mil casos, bem próximo dos número de Fátima. São exatos 999 contaminados, apesar de estar em apenas 906 no boletim do dia 23.07. Os números começam a ceder por aqui também porque os infectados no povoado Farmácia começam a diminuir.