Senador Otto Alencar (PSD-BA) |
“A senhora está errada. A senhora apostou em uma droga que podia dar certo ou não. E a ciência, por mais que a senhora tenha curso, não admite isso: querer apostar no escuro.” Em seguida, o senador baiano fez uma série de perguntas, começando com o pedido para que a médica explicasse a diferença entre um protozoário e um vírus. O senador não se mostrou satisfeito com as respostas de Nise e disparou:
“A senhora não sabe nada de infectologia. A senhora não estudou, foi superficial. Não leu, não estudou. De médico audiovisual este plenário está cansado, de alguém que viu, ouviu e não leu, não se aprofundou. A senhora não poderia debater um assunto que não era do seu domínio. Isso não é honesto.”
O senador se queixou várias vezes da médica, pedindo que ela prestasse atenção em sua fala. “A senhora não sabe, eu vou ensinar.” e em seguida se colocava como um professor em sala de aula. Depois, vendo que ela não queria entender, bradou que ela queria era ter sido ministra da Saúde, fechando com um golpe verbal: “A senhora brincou com a saúde do povo brasileiro.”