Lula e as palestras de 4 milhões
Na reportagem “R$ 4 milhões pelo
lobby: os contratos milionários de Lula com a Odebrecht”, de Thiago Bronzatto,
Ana Clara Costa e Alana Rizzo, ÉPOCA obteve contratos assinados entre o
ex-presidente e a empresa. No papel, dinheiro para “palestras”. Na prática,
dinheiro para alavancar os negócios da empreiteira no exterior
No final da manhã de
quinta-feira, 15 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava
bem-humorado. Por iniciativa própria, prestava um depoimento reservado ao
Ministério Público Federal, em Brasília, para explicar sua atuação ao lado da
empreiteira Odebrecht. Em vez de ir ao prédio da instituição, Lula foi ouvido
em uma casa no Lago Sul, de forma discreta. Foi seu único pedido ao procurador,
para escapar ao assédio de jornalistas. Ao seu estilo sedutor, Lula fez piadas
com o procurador da República Ivan Cláudio Marx, ao dizer que o Corinthians,
seu time, será campeão brasileiro. Na hora de falar sério, disse que não fez
lobby, mas sim palestras no exterior com a missão de explicar a receita
brasileira de sucesso em países da África e da América Latina. Procurou
defender-se na investigação, revelada por ÉPOCA em maio, que apura se ele
praticou tráfico de influência internacional em favor da empreiteira Odebrecht.
Lula disse que não é lobista, que recebeu “convites de muitas empresas e países
para ser consultor”, mas não aceitou porque “não nasceu para isso”. Num termo
de declaração de quatro páginas obtido por ÉPOCA, ele sustenta que todos os eventos
para os quais foi contratado estão contabilizados em sua empresa L.I.L.S. – um
acrônimo de seu nome. Foi por meio dela que Lula ficou milionário desde que
deixou o Palácio do Planalto, em 2011.
ÉPOCA obteve cópia dos contratos
privados, notas fiscais e descrições das relações entre o ex-presidente e sua
principal contratante. Nomeado projeto “Rumo ao Caribe”, as viagens de Lula
bancadas pela Odebrecht inauguraram um padrão de relacionamento do
ex-presidente, poucos meses após deixar o Planalto, com a empreiteira-chave da
Lava Jato. Ao longo dos últimos quatro
anos, a L.I.L.S. foi acionada para que Lula desse 47 palestras no exterior,
muitas a convite de instituições. Sua maior cliente é, de longe, a Odebrecht.
Lei a reportagem completa
clicando aqui.