Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

A difícil missão de Adeum Sauer

Todos nós sabemos quão é difícil mudar o perfil da educação no Brasil. Multiplique esta dificuldade quando se tratar de Bahia. Eleve à décima potência quando se tratar de Heliópolis. Chamo hoje de hercúlea a tarefa do Secretário de Educação da Bahia, o boníssimo Adeum Sauer, um dos quadros mais inteligentes do Partido dos Trabalhadores.
Só para ilustrar este artigo, enumero os projetos implementados pela Sec.: Jogos Escolares, Festival da Canção Estudantil, Artes Visuais Estudantis, Círculo de Avaliação, inúmeras e fundamentais videoconferências, cursos e mais cursos para professores, inclusão das culturas afro-indígenas etc. Mas o principal projeto do secretário e do governo Wagner é a democratização do ensino. Eleições para escolha de diretores e vice-diretores em toda a escola pública estadual apta para tal. A comunidade escolar é responsável pelo destino da sua escola. Perfeito!
Só que, para isso, o candidato tem que mostrar estar preparado para a tarefa e apresentar um plano de gestão. O governo então instituiu um curso de gestão gratuito no sistema EAD. É verdade que o curso foi exigente. Era o mínimo que se podia esperar. Os aprovados estariam aptos à empreitada de dirigir uma instituição pelos próximos três anos, sem interferência política. Muito mais que perfeito!
Do outro lado da realidade, o mundo é mais que imperfeito. Muitos resolveram, alguns combinados, a não fazer as avaliações para que, na ausência de aprovados, voltasse o critério do Q.I. (quem indica). Não haverá, portanto, eleição para dirigente escolar em vários municípios da Bahia. Só tenho a lamentar!
Agora, em Heliópolis, o buraco é mais embaixo. Bota imperfeição nisso! Foram quatro os inscritos no curso. Só eu tive a sorte ou felicidade de ser aprovado. Eleição tranqüila?!!! Nunca!Os nobres reprovados se uniram, pediram apoio político a ilustres pardais e transformaram uma eleição acadêmica numa eleição partidária. Querem que não haja quorum para que volte o processo do indestrutível Q.I. E sabem quem está na linha de frente para que isso aconteça: José Andrade Guerra. Sim! Ele mais uma vez! Agora segurando a bandeira da vice-prefeitura. O todo poderoso coronel do PT de Heliópolis, partido dominado pela família Guerra, que controla também o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (sic) quer o domínio total sobre o Colégio Estadual José Dantas de Souza. Pior: uma mosca soprou ao meu ouvido que o futuro vice também exigiu a secretaria de educação do município. O nome indicado? Professor Fabinho? Não. Professor Zé Mário? Não. Professor Roque? Não. Professor Chinho? Também não. Ele quer Eli Guerra, a irmã. Afinal, família unida jamais será vencida!
A missão, pois, do professor Adeum Sauer é titânica. O presidente Lula deve ter passado anos controlando vontades e incompetências de petistas malucos, cheios de discursos socialistas e distantes da competência administrativa. Conseguiu! O Brasil está no caminho certo! Agora, o governador Jacques Wagner perece querer seguir o mesmo caminho de Lula. Começa pela nomeação de um homem preparado e com idéias para esta difícil área da educação. Determinado, não fugirá da luta. Mas que o professor Adeum tem uma pedra enorme no meio do caminho, no meio do caminho tem uma pedra enorme, tem uma pedra enorme no meio do caminho.... Ora se tem!