Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Eles venceram e o sinal está fechado para a esperança

Eles venceram, é fato! Não adianta reclamar. Valeu tudo! Compra de votos, violência, mentira. Não adianta aqui reclamar pelos atropelados, pelos que serão aposentados, pelos que terão empréstimo fácil no BNB, pelos que receberão seu milheiro de tijolo, seu saco de cimento, seu mil reais, pelos que, agora, terão certeza que não terão sua aposentadoria cortada! Eles venceram, é fato. Não adianta aqui reclamar do vencedor ou do comportamento animalesco do futuro vice, embora o “boi” é que tenha perdido o pleito. Não adianta aqui falar das ameaças do tipo: “se encontrar, Cicinho, um carro preto com a cabrunca da Ana Dalva, passe por cima!”. Ou: “Se o prefeito passar por aqui, bote pra arrebentar!”. Não adianta mais falar a legião do mal. As boas maneiras não cabem num processo eleitoral em Heliópolis. A linguagem beira uma guerra insana e cruel: matar, morrer, arrebentar, cabrunco, desgraça, peste, arregaçar, zuadar, etc. Mas eles venceram! O povo optou pela animalização do processo! E o povo é soberano. É o primeiro a escolher e o último a colher, se os frutos forem produzidos. Caso contrário, é o primeiro a sofrer.
Não se trata apenas do processo em Heliópolis, mas aqui dói mais porque é onde eu vivo. Não se trata aqui de acusar o candidato eleito de nada. Mas os seus seguidores de campanha estavam preparados para uma guerra. Não queriam ganhar de Zé do Sertão. Parece que queriam matá-lo. Ao findar o resultado, pegavam cartazes e pisoteavam como se tivessem a maltratar o próprio prefeito. Eles venceram, sim! Mas de onde vem tanto ódio? Que fez Zé do Sertão de tão grave a ponto de um opositor jurar matá-lo? Seria o carisma de Valtinho do BNB? Claro que não! Mas que é, afinal? Que leva um homem a expulsar sua mulher de casa ou esconder os documentos dela só por saber que é eleitora do prefeito? Não pode ser apenas paixão por política. Há muitas coisas que precisam ser reveladas. Mas eles venceram!
Mas alguma coisa na linha do horizonte me diz que quem planta milho deve colher milho. Não há esperança ainda. O sinal está fechado para nós porque há muitos que estão cegos.

15 comentários:

heliopolisnumminuto disse...

Acesse esse link, caso não consiga clicando, cole o mesmo e jogue na barra de endereços:

http://br.youtube.com/watch?v=XaUW4aairJo

JOSÉ
Carlos Drummond de Andrade


E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José ?

e agora, você ?

você que é sem nome,

que zomba dos outros,

você que faz versos,

que ama protesta,

e agora, José ?



Está sem mulher,

está sem discurso,

está sem carinho,

já não pode beber,

já não pode fumar,

cuspir já não pode,

a noite esfriou,

o dia não veio,

o bonde não veio,

o riso não veio,

não veio a utopia

e tudo acabou

e tudo fugiu

e tudo mofou,

e agora, José ?



E agora, José ?

Sua doce palavra,

seu instante de febre,

sua gula e jejum,

sua biblioteca,

sua lavra de ouro,

seu terno de vidro,

sua incoerência,

seu ódio - e agora ?



Com a chave na mão

quer abrir a porta,

não existe porta;

quer morrer no mar,

mas o mar secou;

quer ir para Minas,

Minas não há mais.

José, e agora ?



Se você gritasse,

se você gemesse,

se você tocasse

a valsa vienense,

se você dormisse,

se você cansasse,

se você morresse…

Mas você não morre,

você é duro, José !



Sozinho no escuro

qual bicho-do-mato,

sem teogonia,

sem parede nua

para se encostar,

sem cavalo preto

que fuja a galope,

você marcha, José !

José, pra onde ?

heliopolisnumminuto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
heliopolisnumminuto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
heliopolisnumminuto disse...

Rapaz eu fico indignado com tanta demagogia de Landisvalth, só pode ser inveja de Zé Guerra por ter tomado o lugar dele na vice ou de Ana Dalva. Landisvalth você não olha pra o seu umbigo não é? Primeiro você diz que o grupo do 65 compra voto, manda matar, xinga, briga e etc. Eu lhe dou quatro exemplos simples disso que eu acabei de citar vindo do grupo 45... Quer que eu comece...não você já sabe lógico, mas eu vou falar...quem são os maiores compradores de votos de Heliópolis, vulgo V.G. e I.F. e etc. Quem foi que deu tiro em um eleitor do 65, quem sobe no palanque pra xingar homens e mulheres de bem, quem apanhou no Tijuco de um agiota, pare e pense.
Ainda não satisfeito diz que o governo de Valtinho vai ser péssimo pra nossa cidade, pelo amor de Deus veja o que o atual prefeito de Heliópolis está fazendo, o cara nunca foi no Iraque (atual Santos Dumont), nunca fez uma única casa popular para aquele povo humilde, e a primeira coisa que ele quer construir naquela comunidade é um Aeroporto, por favor nos poupe de tanta besteira e de tanto pessimismo, afinal de contas o que fez eleger muitos vereadores novos em Heliópolis no último dia 5 foi o leva e trás de passageiros Aracajú/Heliópolis, e caso o Aeroporto viesse a ser construído ia acabar com a carreira de alguns poucos vereadores. Mas, ainda bem que isso não vai acontecer porque existem tantas prioridades em nossa cidade que uma obra como essa e também a da praia seria ruim pra nosso povo. Landisvalth, Valtinho foi eleito pelo povo que pensa em Heliópolis e ele tem tudo pra dá certo porque é trabalhador, íntegro e cheio de boas intenções, ao contrário você sabe de quem. Já o atual prefeito tem que ir buscar pessoas fora para suas secretarias, por que será?

Gilberto Jacob

Anônimo disse...

O jogo democratico é legitimo, isso são atropelos de percruso. Tenho certeza que vosso grupo tb não é santo, proque se o fosse estariam todos beatificados pelo povo e pela igreja.portanto não me venha com melancolia de derrotado. Olha que também perdi a eleição.

diney disse...

vide pleito 2004,aconteceu o mesmo,pois fomos expulsos d nossa heliopolis e nos obrigaram fikar exilados por 10 dias em aracaju!!nao eh odio a ze do sertao nao,sim odio ao q ele deixou d fzer por nosso municipio;qnto a democracia porf,ocorreu um fato nos bastidores da campanha em minha propria familia,pois esse foi oprimido pessoalmente por ze do sertao,pois o obrigou a assinar um termo d fidelidade d voto,nunka vi isso em minha vida,caso contrario teria que reembolsa-lo 3 mil reais,isso eh caso d policia federal!mas como o pleito foi justo e 4105 eleitores te deram a resposta q iria da-lo na justiça,sim na justiça pq o sr prefeito eh um demagogo e usurpador da democracia, e aproveita a falta d imformaçoes d leigos p/ assim coagi-los!mas a justiça d Deus foi drastica e concebeu a vitoria a valtinho!gostaria d sua parte prof q nesse momento se dirijisse a valtinho e a nosso grupo e nos parabenizasse pela esmagadora vitoria!isso faz parte sim d um processo democratico e tambem d fluidos positivos nao agouros pra adm valtinho,eh disso q iue nosso municipio precisa!!!!abr!!!!no resto c ANA DALVA ,GIOMAR E CLAUDIVAN NA CAMARA TEREMOS UMA FISCALIZAÇAO REAL AFIM!!!!!VALEU

Anônimo disse...

diney*HELIOPOLIS:
http://placar.eleicoes.uol.com.br/2008/1turno/ba/?cidade=30970

Anônimo disse...

È impressionante como as pessoas esquecem o passado facilmente. Dizem que o povo tem memória curta, no entanto também é fato que o os políticos sofrem do mesmo mal. Nota-se que certos políticos realizam uma verdadeira diáspora em direção ao poder, e nesse percurso mudam de grupo político como se "muda de roupa" como diz a sabedoria popular. Todos sabem que a tempos atrás o professor Landisvalth Lima fazia criticas ferrenhas ao atual prefeito derrotado Zé do Sertão. Hoje ele faz defesa do mesmo e esquece das perseguições políticas que esse prefeito fazia ao povo de Heliópolis. Então eu me pergunto: Como pode um político que se diz preocupado com o povo defender um corrupto e ditador como esse Zé do Sertão. Eu não sou de Heliópolis, sou da cidade de Fátima, mas acompanho a política de toda essa região (Fátima, Heliópolis, Cícero Dantas, Adustina, Paripiranga...) de perto, uma vez que considero que somos irmãos, vivemos uma mesma realidade em todos os aspectos. Por isso vejo que o povo de Heliópolis é um povo sábio, de forma que não cometeu o mesmo erro que, por exemplo, o povo de Fátima cometeu, não se deixou vencer pelas perseguições políticas realizadas pelo prefeito Zé do Sertão, a exemplo das que são cometidas em Fátima pelo prefeito Sorria, com a colaboração do se vice Nego, hoje eleito para prefeito. È assim mesmo senhor Landisvalth, tudo se justifica quando o motivo é a busca pelo poder. O povo? haaa que interessa o povo, esse um é detalhe.

Anônimo disse...

È impressionante como as pessoas esquecem o passado facilmente. Dizem que o povo tem memória curta, no entanto também é fato que o os políticos sofrem do mesmo mal. Nota-se que certos políticos realizam uma verdadeira diáspora em direção ao poder, e nesse percurso mudam de grupo político como se "muda de roupa" como diz a sabedoria popular. Todos sabem que a tempos atrás o professor Landisvalth Lima fazia criticas ferrenhas ao atual prefeito derrotado Zé do Sertão. Hoje ele faz defesa do mesmo e esquece das perseguições políticas que esse prefeito fazia ao povo de Heliópolis. Então eu me pergunto: Como pode um político que se diz preocupado com o povo defender um corrupto e ditador como esse Zé do Sertão. Eu não sou de Heliópolis, sou da cidade de Fátima, mas acompanho a política de toda essa região (Fátima, Heliópolis, Cícero Dantas, Adustina, Paripiranga...) de perto, uma vez que considero que somos irmãos, vivemos uma mesma realidade em todos os aspectos. Por isso vejo que o povo de Heliópolis é um povo sábio, de forma que não cometeu o mesmo erro que, por exemplo, o povo de Fátima cometeu, não se deixou vencer pelas perseguições políticas realizadas pelo prefeito Zé do Sertão, a exemplo das que são cometidas em Fátima pelo prefeito Sorria, com a colaboração do se vice Nego, hoje eleito para prefeito. È assim mesmo senhor Landisvalth, tudo se justifica quando o motivo é a busca pelo poder. O povo? haaa que interessa o povo, esse um é detalhe.

Anônimo disse...

È impressionante como as pessoas esquecem o passado facilmente. Dizem que o povo tem memória curta, no entanto também é fato que o os políticos sofrem do mesmo mal. Nota-se que certos políticos realizam uma verdadeira diáspora em direção ao poder, e nesse percurso mudam de grupo político como se "muda de roupa" como diz a sabedoria popular. Todos sabem que a tempos atrás o professor Landisvalth Lima fazia criticas ferrenhas ao atual prefeito derrotado Zé do Sertão. Hoje ele faz defesa do mesmo e esquece das perseguições políticas que esse prefeito fazia ao povo de Heliópolis. Então eu me pergunto: Como pode um político que se diz preocupado com o povo defender um corrupto e ditador como esse Zé do Sertão. Eu não sou de Heliópolis, sou da cidade de Fátima, mas acompanho a política de toda essa região (Fátima, Heliópolis, Cícero Dantas, Adustina, Paripiranga...) de perto, uma vez que considero que somos irmãos, vivemos uma mesma realidade em todos os aspectos. Por isso vejo que o povo de Heliópolis é um povo sábio, de forma que não cometeu o mesmo erro que, por exemplo, o povo de Fátima cometeu, não se deixou vencer pelas perseguições políticas realizadas pelo prefeito Zé do Sertão, a exemplo das que são cometidas em Fátima pelo prefeito Sorria, com a colaboração do se vice Nego, hoje eleito para prefeito. È assim mesmo senhor Landisvalth, tudo se justifica quando o motivo é a busca pelo poder. O povo? haaa que interessa o povo, esse um é detalhe.

Anônimo disse...

prof coloque la no blog da radio regional q o hospital publico d heliopolis foi lacrado a cadeados,apos a derrota d ze garante!acho um absurdo sempre acontece isso 2004 foi a msma coisa!e o povo como fica?
total falta d respeito como ja dizia meu amigo ze d colozinho,que diga se d passagem comfirmou o 65 valtinho prefeito!alguem precisa falar p/ o sr ze garante que ele ainda eh prefeito,e seu mandato so se encerra 31 dez 2008!passando a chave da prefeitura p/ valtinho no dia 1 d jan 2009!e o povo q deu 3575 votos a ele,alias e o povo q precisa d cuidados medicos ou primeiros socorros do municipio d heliopolis?volta ze!!!!!seu mandato ainda nao acabou e nosso povo ainda o tem como prefeito!ou prof o sr tmbem eh conivente c/ tal situaçao?
aguardando respostas!dineylc@hotmail.com

heliopolisnumminuto disse...

Porra Diney agora eu sou obrigado a discordar de você. O cara nunca governou Heliópolis, nunca morou na cidade, si quer despachava por lá, agora faltando apenas três meses (três meses não, 78 dias) você quer que ele assuma um posto que nunca assumiu, peraí aí é demais. Deixa-o por lá mesmo, Sergipe é a terra dele, que faça um bom proveito e deixe Heliópolis em paz. Agora, numa coisa você tem razão, o povo de Heliópolis não merece esse abandono. Zé Garante ou Landisvalth por favor mandem a chave do Hospital, lá existem pessoas comprometidas com o povo que saberão o que fazer.

Gilberto Jacob

Anônimo disse...

Gilberto, fique tranquilo.
Eles falaram tanto em violência do grupo dos pardais, que não haveria problema nenhum em "trocar" a fechadura ou o cadeado do Hospital Municipal de Heliópolis, abrindo assim as portas para um pronto atendimento a todos, eu disse TODOS os munícipes dessa terra querida, afinal, essa seria uma violência do bem.
Sr. Walter Almeida, prefeito eleito de Heliópolis, vai nosso apelo: VAMOS CUIDAR DO POVO, O POVO DE HELIÓPOLIS, TENHAM VOTADO NO SENHOR OU NÃO.
Mostre a diferença!
Contamos contigo!
Cláudio Jacob.

Anônimo disse...

SERÁ Q JÁ FOI MENDONÇA Q TOMOU CONTA DAS CHAVES??? AFINAL ESSE É UM HÁBITO DELE...QUANDO IA PRA ROÇA, LEVAVA AS CHAVES DA FARMÁCIA, NINUGÉM CONSEGUIA PEGAR UM REMÉDIO...

Anônimo disse...

UMA COISA É CERTA: O ATUAL PREFEITO NUNCA DISCRIMINOU NINGUÉM MESMO QUEM N VOTOU NELE, ESTAVA USANDO O ÔNIBUS E CASA DE APOIO EM ARACAJÚ, REMÉDIOS PRA TODOS, FARDAMENTO PRA TODOS...ENFIM...SE VCS NÃO SABEM, É PQ NÃO MORAM AQUI OU ESTÃO MAL INFORMADOS...