Exclusivo!

Lena morreu!

Poucas & Boas 2018.9

Nos bastidores do São Pedro de Heliópolis
Renan Vieira, Iuri Alves, Meirinha, Valdelício, Ana Dalva, Prefeito Ildinho, Vando, Toxó e Manoel Rodrgues (foto: Landisvalth Lima)
Enquanto o povo dançava forró na Praça de Eventos, muitos candidatos circulavam nos bastidores. Claro, todos buscam votos. Na sexta-feira bem cedo, o deputado federal José Nunes marcava presença. Ele será o candidato a deputado federal do prefeito Ildinho. Também apoiado pelo prefeito, marcou presença no sábado o Marcelo Veiga, candidato a deputado estadual, genro do coração de Marcelo Nilo. No mesmo dia, andava pelos bastidores, prestigiando a festa, o atual prefeito de Monte Santo, o ex-deputado Vando. Ele, lógico, está tentando um espaço para seu filho, Laerte Leandro (PSC), por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. No mesmo espaço estava a candidata a deputada estadual Kátia Bacelar. Ela será apoiada em Heliópolis pelos vereadores Valdelício Dantas da Gama e Manoel Rodrigues, além da ajuda fraternal de Mundinho do Tijuco. Marcando presença também os candidatos da Rede Sustentabilidade, apoiados pela vereadora Ana Dalva. Para deputado estadual, Iuri Alves, da cidade de Seabra, e para deputada federal, a grande vereadora de Irecê, Meire Joice, a Meirinha, que tem apenas 87 centímetros de altura e milhares de quilômetros de ideias para ajudar a melhorar este país.
Ildinho, Marcelo Veiga, Santaninha e Beto Fonseca
(foto: ACPMH)
Mais candidatos
E para quem está procurando candidaturas para não ter que votar em branco ou anular o voto, parece que Heliópolis terá mais alternativas. Uma delas é dada como certa: Zé do Sertão será candidato a deputado federal. Ele que prometeu revolucionar Heliópolis, agora quer mudar o sertão. Vai mergulhar como alternativa nos 267 municípios do semiárido baiano, com seus 4,4 milhões de eleitores. Quer a implantação da Zona Franca do Sertão Baiano. E dá uma justificativa impecável no Jornal Impacto Notícias, do nosso amigo Jorge Souza: Foi na Bahia que o Brasil foi descoberto!
A emenda Kátia Bacelar
Kátia Bacelar entre apoiadores (foto: Landisvalth Lima)
O Landisvalth Blog também ficou sabendo das negociações para o apoio dos dois vereadores e um auxiliar à candidatura de Kátia Bacelar. Trata-se de uma emenda do deputado federal João Bacelar, no valor de 500 mil para o município de Heliópolis. Claro que vão usar este argumento para angariar votos e ocupar espaços. Tentamos, mas não conseguimos descobrir os valores de uma outra emenda que não foi divulgada.
Eu quero uma emenda para viver!
E por falar em emendas parlamentares, não vejo a hora de uma investigação mais rigorosa da Polícia Federal neste campo. Pode ser só suspeita, mas seria bom para esclarecer tudo. Falam que há deputados que liberam as emendas exigindo 30% de deságio, ou seja, propina mesmo. Para isso, as obras precisam ser superfaturadas. Outro detalhe é que as empresas e os empregados são indicação do próprio deputado. Além disso, querem o voto, a glória e o prestígio. Está difícil para quem não tem o que emendar!
Emenda sustentável!
Para não perder a viagem, a vereadora Meirinha, quando soube dos bastidores políticos das negociações, autorizou a vereadora Ana Dalva a dizer que, sendo ela e Iuri eleitos, vai liberar também emendas para Heliópolis. Pode ser de 1 milhão, 2 milhões... Os valores serão determinados pela comunidade, após projetos e estudos feitos, principalmente para empreendedorismo, combate às desigualdades, investimentos em educação, cultura, saúde e infraestrutura. Que as empresas realizadoras de cada projeto sejam locais, com empregados locais e sem que haja descontos ou superfaturamentos. E mais! Só precisam votar nela novamente se ela for uma boa deputada!
Bahia dos filhos dos Santos!
A Bahia de meu Deus não muda. Não importa quem esteja no poder, o rito é o mesmo. Além de Laerte Leandro, filho de Vando, há inúmeros outros candidatos filhos de políticos em fim de carreira ou ainda nela. São alguns eles: Otto Filho, para deputado federal, filho do senador Otto Alencar; Diego Coronel, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel; Rogério Andrade Filho, do prefeito de Santo Antônio de Jesus; Larissa Oliveira, filha do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, e João Paulo Isidório, filho do deputado estadual Pastor Sargento Isidório. Todos vão tentar tomar de volta as cadeiras deixadas pela família na Assembleia Legislativa. No caso de Isidório pai, que já é estadual, disputará uma cadeira para federal... E com a Bíblia na mão e um porrete na outra! E ainda tem gente que acha que nós estamos evoluindo. É trágico, cômico e impagável!
Edna Dória ou Lourinaldo Lisboa?
Edna Dória

Lourinaldo Lisboa
Agora o caldo engrossou! Se fosse efetivada a coligação da Rede Sustentabilidade em Sergipe com o PSB dos Valadares, os partidos teriam que esquentar a cabeça para resolver o imbróglio das candidaturas de Edna Dória e Lourinaldo Lisboa. Ambos querem ir para Brasília. Como provavelmente não dará em nada tal coligação, teremos dois bons nomes disputando a hegemonia para deputado federal em Poço Verde. Os apoiadores de Lourinaldo fazem as contas e apostam não só na vitória em Poço Verde como na eleição do professor. E dizem que os votos que elegem pela Rede são bem menores que os do PSB. Mas há ainda algo a considerar: os Valadares vão apoiar Edna?
Fim do caos em Sergipe?
Não basta uma eleição para melhorar as condições de um município, estado ou nação. Tudo depende de como a eleição é feita. Todos sabem que o Estado de Sergipe está com suas contas bem vermelhas, quase pretas! Precisaria de um governo novo, com muito apoio popular para acabar com certos entraves administrativos e vícios políticos. Ocorre que a eleição caminha para um segundo turno. Está tudo embolado, mas com os mesmos de sempre na frente. Duvida-se de uma solução no primeiro turno. Estes mesmos de sempre fazem política do mesmo jeito de sempre: rifam o estado, negociam pedaços da administração. Haverá caos ainda por muito tempo se este cenário perdurar. A única solução para Sergipe está longe de acontecer: mudar tudo, radicalmente!
Promessa cumprida
Calçamento iniciado da Francisca Alves (foto: Landisvalth Lima)
Quando esteve no Colégio Estadual José Dantas de Souza, o governador Rui Costa prometeu o calçamento da rua Francisca Alves, em frente ao colégio. Era para ser um aditivo em outra obra de calçamento da prefeitura, mas não deu. Agora, finalmente, a promessa está sendo cumprida em emenda para a Prefeitura Municipal de Heliópolis. Resta tão somente, e não foi promessa do governador, a questão do campo de futebol para que a escola fique com seu entorno totalmente calçado. Quando o estádio municipal estiver pronto, o sonho da vereadora Ana Dalva poderá virar realidade: ali seria a Praça do Estudante. Daria nova vida ao bairro.