Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Secretaria de Educação de Heliópolis lança Encontro de Estudos Pedagógicos



O professor José Quelton Almeida, Secretário Municipal de Educação do município de Heliópolis, deverá fazer a abertura, nesta quarta-feira (20), do Encontro de Estudos Pedagógicos de 2013, às 19 horas, início da Jornada Pedagógica deste ano, no salão do Colégio Waldir Pires. Segundo ele, o início das aulas está programado para o dia quatro de Março. Quelton afirma que, como diz John Dewey, a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. Para ele, a sociedade vigente exige da educação uma nova postura frente às transformações rápidas e profundas provocadas pela globalização das relações econômicas, políticas e culturais e da acelerada mudança da base tecnológica. “É necessário restabelecer o conceito de homem e de mundo, refletindo sobre qual sociedade queremos construir, pois tal concepção será a base sustentadora da prática pedagógica no século XXI.”, afirma.
Professor Quelton - Secretário de Educação de Heliópolis
O Secretário afirma ainda que pensar educação nesse século significa criar espaços em que o educando possa compreender ele próprio a construção do seu ser, ou seja, a realização de suas potencialidades na seara pessoal, social e profissional. Dessa forma, a escola assume um papel importante, tornando-se o local por excelência de desenvolvimento de competências inerente a transformação social. Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Heliópolis realizará o Encontro de Estudos Pedagógicos 2013 nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro do corrente ano. O tema básico é “A educação numa perspectiva profissional e social, objetivando desenvolver uma reflexão acerca da práxis pedagógica de todos os envolvidos com o processo educacional”. Quelton entende que o Encontro de Estudos Pedagógicos é um espaço para se pensar na qualidade do ensino enquanto compromisso profissional. Esse é um momento privilegiado para organização do trabalho educativo.
Prof. Marcos José
 As discussões girarão em torno da problematização da função social da escola pública, discussão sobre temas relevantes ao processo de ensino e aprendizagem dos níveis e modalidades de ensinos ofertados no município, apresentação de possíveis estratégias para superar os índices de reprovação, repetência e evasão, desenvolvimento das teorias de aprendizagem como pressupostos importantes à práxis pedagógica, difusão dos diferentes métodos de Alfabetização e Letramento e reflexão sobre a importância do papel de cada um no processo educativo.
Público alvo e programação 
A Jornada Pedagógica 2013 está destinada aos gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, técnicos da Secretaria de Educação e demais servidores do Município de Heliópolis. A programação já está quase pronta e traz na palestra de abertura, dia 20, o tema: Sou Feliz por ser Servidor Público. Em seguida, haverá divisão em blocos temáticos para os dias 21 e 22. O bloco temático 1 tratará das Teorias e Práticas Educativas na educação infantil, o bloco temático 2 abordará a Alfabetização e Letramento: novas possibilidades (1º ao 3º ano), o bloco 3 tratará de Aprendizagem significativa no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, o bloco quatro caminhará pelas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Fundamental II), que terá como palestrantes os professores Marcos José, de Fátima, e Landisvalth Lima, e o último bloco tratará das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. (Fundamental II). O professor Quelton avisa que a proposta é trabalhar teoria e prática, de modo a subsidiar o trabalho do docente, facilitando o interesse e a compreensão por parte dos educandos. A Jornada Pedagógica 2013 será realizada no salão de eventos da Escola de Ensino Fundamental Governador Waldir Pires.