Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

A Covid-19 está de volta a Heliópolis!

Covid-19 está de volta a Heliópolis e as condições estão postas para virar uma nova contaminação.
O Boletim divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Heliópolis não deveria ser ignorado pela maioria da população, mas é o que vai acontecer. Já temos o primeiro contaminado por Covid-19 do novo ano. Pior é saber que ele não deve estar sozinho nesta luta. É que há mais seis casos aguardando RT-PCR. E, para ser catastrófica a novidade, caso seja a ômicron, estamos em maus lençóis. 

Tudo isso não teria nenhum problema se tomássemos os cuidados necessários, porque temos tudo para não provocar uma nova onda de contaminação. 75% da população total de Heliópolis está vacinada, próximo dos 10 mil munícipes. Bastava, pois, usar e abusar das prevenções não farmacológicas. Só que houve um abandono quase total do uso de máscara. Esta semana, em várias repartições públicas e no centro comercial, poucos, muito poucos, estavam usando máscara. O relaxamento vem com a ideia de que a pandemia já passou, o que não é verdade.

Por outro lado, as festinhas de fim de semana em chácaras e bares viraram outra pandemia. Tem banda aí que está com dois ou três shows marcados no fim de semana. Também isso não teria nenhum problema se os organizadores exigissem o certificado de vacinação e o uso de máscara durante o evento, o que não acontece para evitar prejuízo. Agora, só nos resta esperar a sorte ou o óbvio. Ainda temos mais de 3 mil pessoas sem receber vacina em Heliópolis, inclusive crianças até 11 anos. Precisaremos da sorte maior do mundo para que isso aqui não vire uma nova onda de contaminação por Covid-19.