O Brasil ficou fora do ranking das 100 melhores universidades do mundo, segundo o Times Higher Education (THE). No topo do World University Rankings 2010-2011, divulgado nesta quinta-feira, 10, aparece a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com nota máxima.
O THE, sediado em Londres, utiliza como único critério de classificação a reputação de ensino e pesquisa das avaliadas. São ouvidos mais de 13 mil acadêmicos convidados, com experiência estendida a 131 países. O ranking integra o índice das melhores do mundo já divulgado em setembro do ano passado.
Para o coordenador de ensino superior no Banco Mundial, Jamil Salmi, a USP todo ano produz mais graduados e doutorados do que qualquer universidade dos EUA, mas enfrenta sérios obstáculos para sua inserção no ranking mundial: "A capacidade de gerir os seus recursos é limitada por rígidas normas do serviço civil, embora seja a mais rica universidade do país", pontua. O especialista acrescenta ainda que a instituição é "muito voltada para si mesma", com poucos vínculos com a comunidade científica internacional.
Fonte: A TARDE.