Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Heliópolis tomada pela Dengue


Além dos problemas vividos com a seca, com o aumento da violência e do descaso das autoridades, o mosquito da Dengue também quer sacrificar Heliópolis. Já é quase uma epidemia. O que se vê pela cidade é gente se queixando dos mesmos sintomas: dor de cabeça, diarreia, boca amargando, falta de apetite, febre e manchas pelo corpo. A mais recente vítima foi a vereadora Ana Dalva (PPS). “A verdade é que o povo está só. Não vejo os Agentes de Endemias ou os Agentes de Saúde fazendo um trabalho a contento e sei que não é por culpa deles. A saúde em Heliópolis está um caos!”, afirma a vereadora. Como sempre, só tomarão providências quando houver vítimas fatais.
Longe daqui, a vítima mais recente foi uma menina de nove anos, que morreu no dia 23 de abril em Itabuna, no Sul da Bahia. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou nesta terça-feira (8) a morte de uma menina de 9 anos, vítima de dengue hemorrágica. A criança, de iniciais A.B., foi internada com sintomas da doença no município de Itabuna, no Sul baiano, e morreu no dia 23 de abril. Ainda de acordo com a Sesab, esta é a 11ª morte por dengue hemorrágica registrada no estado em 2012. Até o momento, foram notificados duas vítimas fatais da doença na capital baiana e mais duas mortes em Camaçari, Jacobina e Jequié. Uma morte também foi registrada pelo órgão estadual em Conceição do Jacuípe e em Guanambi.
Entre as vítimas está o médico Igor Caldas Portos, 31 anos, que trabalhava em um hospital e clínicas de Jacobina. Ele morreu vítima da doença no dia 21 de fevereiro. Igor  chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael, em Salvador, mas não resistiu e morreu. Tudo isso parece indicar que as pessoas estão esquecidas de fazer a sua parte, o que piora a situação. Se ficarem aguardando as autoridades municipais, é disso para pior.
Universidade do Sertão
Com o objetivo de democratizar o ensino superior em prol do desenvolvimento sustentável do sertão nordestino, o Grupo Idealizador da Universidade do Sertão entregou, no último dia 5, ao Governador Jacques Wagner e ao Senador Walter Pinheiro, documento com pedido de apoio à implantação da referida universidade. No documento, o grupo diz que “busca esse grupo soluções passíveis para contribuir com a melhoria da educação, a qual se torna mais necessária em nosso território, portanto, elevar o índice educacional do povo nordestino tem sido o objetivo primordial desses cidadãos que acreditam para que haja de fato desenvolvimento sócio econômico, cultural, há de se investir na base intelectual do indivíduo, para tanto, vem desenvolvendo ações positivas no sentido de viabilizar a realização desse projeto, como a elaboração de proposta indicativa a ser entregue ao Poder Executivo Federal.” Representaram o grupo Maria de Jesus Andrade, Gilmar Santos, Herivaldo Alves Moreira, Josoaldo Cardoso de Santana, Noedsom Alves da Cruz Lima, Enoque Xavier da Silva e Washington Andrade Matos.
Reunião das oposições em Heliópolis
Tem gente que jura que não ouviu falar nada, mas já há uma reunião marcada para a tão esperada reunião das oposições em Heliópolis. Pode não dar em nada, mas o presidente do PTN, Tiago Andrade, está perdendo noites para reunir todos e fazer uma colcha de retalhos. Ainda não está confirmado o local, mas a reunião está marcada. O que se sabe é que ela seria feita nesta Terça-feira, mas Gama Neves adoeceu e não confirmou presença. Ana Dalva, também doente, disse que iria, até porque não repousou em nenhum momento. Ficou então para dia 14 de maio. De concreto há o acordo entre Ana Dalva e Gama Neves e mais três candidaturas: Zélia, Zé do Sertão e Adilson Barbosa. Será que dessa mistura química sai o remédio de que Heliópolis tanto precisa? Certo é que há meia dúzia, não mais que isso, de torcedores da tese das três candidaturas. Aguardemos!
Amém, Excelência!
Mais uma vez a Câmara de Vereadores de Heliópolis mostrou que nada mudou no Reino do Faz de Conta da terra de Canaã. Mesmo sabendo da seca, da Dengue, dos desvios, dos embargos, das obras inacabadas etc.... Votaram a favor do projeto das contratações. A vereadora Ana Dalva apresentou declaração de voto mostrando a inconstitucionalidade do Projeto e os vereadores não estavam nem lá. Foram 6 votos a 2. Gaminha, Renilson, Claudivan, Clóvis, Valdelício e Giomar foram pela aprovação. Só Ana Dalva e a vereadora Naudinha votaram contra. Ana Dalva deve entrar na Justiça contra a decisão da casa.
Festa de São Pedro
Cresce o debate em torno da não realização da Festa de São Pedro, já que Heliópolis está entre os municípios que devem receber recursos para combater os efeitos da estiagem e uma das exigências da Procuradoria é o comedimento de despesas. É fato: a Festa só não será realizada se for imposição superior. Ainda está longe o dia em que a maioria dos agentes públicos daqui administre com consciência social, colocando o ser humano em primeiro lugar! Então nesse dia verei que nossa luta valeu a pena!