Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Preso em Salvador o 1º Líder da greve da PM. Homicídios chegam a 78


Carro da polícia reintegrado (foto Edson Ruiz-Folhapress)

     Foi preso na manhã deste domingo um dos 12 policiais militares grevistas que tiveram a prisão decretada nesta semana. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o PM é acusado de formação de quadrilha e roubo de um carro da corporação. Ele é lotado na Coppa (Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental) e foi preso pelo comandante da companhia. Além de responder pelos crimes, o policial vai passar por um processo administrativo na própria corporação.
     Já são 78 homicídios na região metropolitana
Policias em greve fazem manifestação na Assembleia
Legislativa da Bahia (foto: Adriano Vizoni-Folhapress)
     Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia apontam que já chega a 78 o número de homicídios na região metropolitana de Salvador, durante a greve da Polícia Militar, iniciada na noite da última terça-feira (31). Apenas entre a madrugada e a manhã de hoje, já foram registrados oito mortes desse tipo. O dia mais violento até o momento foi a última sexta (3) quando 32 pessoas foram mortas. Segundo a secretaria, ocorreram também sete homicídios na região na quarta-feira (1º), 14 na quinta (2) e mais 17 no sábado(4). No mesmo período da semana passada, o número de homicídios na região metropolitana foi de 41, incluindo todo o domingo. Ontem, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que os policiais militares em greve cometeram crimes que estão acontecendo em Salvador. Ele também disse que a categoria promove um "banho de sangue" para amedrontar a população. O governador negou que pretenda autorizar a invasão da Assembleia Legislativa, onde os manifestantes estão acampados. A Justiça decretou a prisão de 12 grevistas que, segundo Wagner, são líderes do movimento e policiais identificados em atos de vandalismo. Ontem, o governo recuperou 16 carros da PM que estavam com manifestantes em um dos acessos à Assembleia Legislativa. Os carros foram levados para o Departamento de Apoio Logístico. Alguns veículos tiveram os pneus furados.
     Militares nas ruas
Militares entre o Terreiro de Jesus e Praça da Sé
(foto: Adriano Vizoni-Folhapress)
     O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, disse ontem que o contingente de 3.000 homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança mandados para garantir a lei e a ordem na Bahia é o maior já deslocado a um Estado. "Tenham certeza que a cidade pode ficar na tranquilidade porque teremos Forças Armadas em condições de garantir a segurança de Salvador e de todo o Estado da Bahia", disse.
     Informações da FOLHA DE SÃO PAULO.