Exclusivo!

Lena morreu!

O Açude Pindorama pede socorro!


     Aí está. Quem achava que o velho Açude Pindorama resistiria firme às ações cada vez mais violentas do homem errou. O Açude está secando! Vítima do homem predador, do homem que precisa dele para o seu sustento e do homem que não tem uma política pública voltada para o melhoramento das coisas fundamentais do município de Heliópolis. Linha divisória dos municípios de Heliópolis e Cícero Dantas, o Açude Pindorama está com os dias contados e pede socorro! A barragem construída na época do governo Régis Pacheco foi responsável pelo fim da sede de animais e humanos de Heliópolis, Ribeira do Amparo, Cícero Dantas, Fátima e Poço Verde (Sergipe) e já permite a qualquer um visualizar o seu fim.
     Algumas pessoas afirmam que esta é a primeira vez que veem o fundo do maior armazenador de águas desta região de Heliópolis. E está revelando a quantidade enorme de sujeira. A drenagem precisa ser feita urgente. Agora, que está secando, dá para fazer toda limpeza e reforçar a parede da barragem. O problema é que não há vontade política. O açude não dá dinheiro nem voto para os políticos e não estava previsto em nenhum orçamento sua recuperação. O risco de ele desaparecer é real. E isto vai decretar o fim de muitas atividades agrícolas ao seu derredor.
     Com o fim do açude, Heliópolis estará mais pobre e decadente. Mais uma consequência de eleições sem fim de políticos descompromissados com a evolução da cidade e preservação do seu patrimônio natural. Enquanto se discutem quem foi comprado por quem, quem é tal passarinho aqui ou acolá, quantas apostas vão decidir o pleito, etc., o município vai caminhando inevitavelmente para o nada. Ninguém senta para discutir projetos que desviem os esgotos que são impiedosamente despejados no nosso ilustre moribundo. E o Governo Federal chegou até a liberar grana para isso, mas... Chegaram até uma vez a prometer uma praia, uma área de lazer. Nunca fizeram nada!  Quatro prefeitos, 20 anos, tantas promessas e nada! E ainda se acham no direito de pedir novamente ao povo o voto! Ah! Quem dera que as promessas todas feitas virassem água! Água abundante e generosa, como antes existia no Açude Pindorama, suficiente para alavancar a vida dos que se nutrem dele e afogar todos os incompetentes, corruptos, aproveitadores e mentirosos!