Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

O silêncio dos que não são inocentes!


O ano termina de forma atípica na política de Heliópolis. Está tudo muito calmo. Afora o episódio de ameaças a Maria Andrade e a fiscalização da vereadora Ana Dalva aos prédios escolares, nada de relevante aconteceu no meio político. Isso não quer dizer que as peças do jogo de xadrez não estejam sendo mexidas. Nada em política acontece por acaso. Como este blog está proibido de falar certas coisas, e como é impossível falar de fumaça e não dizer que há fogo, vou me ater às coisas que ainda posso falar. Em seguida será fácil concluir que o silêncio não é dos inocentes.
Missão impossível: a entrevista
Zé do Sertão
É quase impossível conseguir uma entrevista com alguns políticos de Heliópolis. Mandei uma série de perguntas para Zé do Sertão, Aroaldo Barbosa, Tiago Andrade, Celso Andrade e outra figura. Não responderam e não vão responder. Sorte maior teve Jorge Souza, do jornal IMPACTO. Ele conseguiu uma entrevista com Zé do Sertão. Só que o entrevistado fez as perguntas a ele mesmo! Assim não é entrevista, é propaganda enganosa!
Candidato a Prefeito
Na entrevista, Zé do Sertão não disse que era candidato a vereador. Confirmou sua candidatura a prefeito e não falou uma linha no nome de Aroaldo Barbosa, nem de nenhum outro candidato. Era só ele, ele, ele e mais ele. E disse ainda uma pérola: não fazia oposição como os seus opositores fizeram. Isto é verdade. Todos sabem que Zé do Sertão não está fazendo oposição nenhuma.
Aroaldo Adilson Barbosa
Todos sabem da situação complicada em que se encontra Aroaldo Barbosa. Sua candidatura juridicamente é um labirinto. Não digo que é impossível, afinal Jader Barbalho tomou posse como Senador pelo infeliz Pará. Até o título de eleitor do ex-prefeito está suspenso pelo Justiça. A missão é hercúlea. Não dando certo sua candidatura a prefeito, que é o mais provável, trocará um A pelo outro, já que o sobrenome é o mesmo. Adilson Barbosa, o filho amado, amigueiro, bom pai, bom esposo, bom rapaz! Tudo fica em família. Mas teve gente que não gostou. Esperava ser ele o indicado do “prefeito tatu”: Zé do Sertão.
Outra missão impossível
Esta está a cargo de Antônio Jackson: convencer o PT que sua esposa, Maria Zizélia, é o nome para vencer o pleito. Sabendo que a indicação da esposa depende dos tropeços de Aroaldo Barbosa, Maranduba já se encarrega de mostrar as impossibilidades do ex-prefeito. Mas Jackson ainda tem pelo caminho Renilson Alves e Zé Guerra. Para completar o quadro, precisa impedir que o PT vá para o colo do PC do B mais uma vez.
Valdir do Bujão, de novo?
O pessoal do PC do B, fala-se até em Mendonça como articulador, está costurando uma alternativa para o PC do B continuar vivo na disputa: lançar Valdir do Bujão, do PT, como o salvador da eleição. Com Valdir, viria Celso Oliveira como financiador e chegaram até a falar na possibilidade de conversar com a vereadora Ana Dalva para aceitar a vice na chapa e colocar Gama Neves para escanteio. Para eles a eleição seria uma barbada!
Agora a Inês é morta!
Ana Dalva
A vereadora Ana Dalva soube da articulação e mandou logo um recado: “Quando Valdir foi para o PT, na última eleição, eu me dispus a apoiá-lo porque queria um governo diferente, de esquerda e que pensasse em Heliópolis. Hoje, diante do que vejo, com o silêncio de Valdir diante dos absurdos que ocorreram e estão ocorrendo, e com a sua participação nisso de forma direta ou indireta, não há nenhuma possibilidade de pensar sequer numa conversa. Só se ele quiser me apoiar!”.
Quatro prestações não pagas!
Um cabo eleitoral que aderiu ao PC do B passou por apertos quando vieram de Lagarto uns emissários buscar seu carro. É que não pagaram as prestações iniciais do veículo e aí não tem jeito, né? Foi um fuzuê. Os caras estavam tão irritados que nem aceitaram cheques dos homens de preto. Só foram embora com as azulzinhas nas mãos. Agora, o cabo eleitoral está preso eleitoralmente e ainda poderá perder o carro. Vamos ver após o resultado das eleições!
Formatura fria!
A banda Los Guaranis estava nos trinques, como sempre. Agora, que o pessoal estranhou a frieza da solenidade de conclusão do Ensino Médio do Colégio Estadual José Dantas de Souza a isso foi! Foi o menor público de todos. E só dois nomes eram badalados. Esqueceram até o do Deputado Álvaro Gomes. Em certo momento da solenidade, seu nome só foi citado porque o jornalista Jorge Souza mandou um abraço para o deputado do PC do B. Dos aproximadamente 130 alunos concludentes do CEJDS, apenas 23 compareceram à solenidade, com direito a um “I LOVE YOU” de um professor-ministro e a elogios artificiais de uma formanda apaixonada por primeiras damas.
As possibilidades eleitorais
Gama Neves
O retrato das oposições em Heliópolis é um só: unir para vencer. Para unir, Zé do Sertão e Aroaldo Barbosa precisam se convencer que já tiveram suas chances. Precisam pensar no novo e no município. Gama Neves precisa andar mais com o povo e menos com os políticos. Ana Dalva precisa agregar mais políticos e Zélia terá que fazer um trabalho mais corpo a corpo em Heliópolis. Só aposto que são candidatos para valer Ana Dalva e Gama, ou o um ou a outra. Diabo é saber se os outros três estão dispostos a abrir mão. Até aqui só vejo uma luz no fim do túnel com relação a Zélia.
Blogs e desculpas
Fiquei três dias sem atualizar este blog. Peço mil desculpas aos meus dois ou três leitores. É que estou sem internet em Heliópolis. Espero que a Oi resolva logo. Aviso que coloquei no ar meu segundo blog:  >>>CHEIO DE ARTE. Só dedicado a notícias de cultura, arte e entretenimento. Acesse clicando aqui. A vereadora Ana Dalva também virou blogueira. Está com o ANA DALVA NEWS na área e já começa bombando. Além das notícias sobre seu mandato, soltará também algumas pimentinhas. Clique aqui e veja.