Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Deputado de Sergipe quer Jandaíra e Rio Real fora da Bahia


Márcio Macedo - PT-SE – (foto) , deputado federal, iniciou uma campanha para tentar mudar os municípios baianos de Rio Real e Jandaíra para o vizinho estado sergipano. O parlamentar elabora uma emenda constitucional para desmembrar o estado. Caso a mudança ocorra, a Bahia perde um de seus cartões postais turisticos, a praia de Mangue Seco, que fica em Jandaíra, além de uma área de 1.134 km² e 48 mil habitantes. O marco divisor dos dois estado passaria a ser o Rio Itapicuru. O parlamentar, natural de Rio Real, justifica que a medida se deve à desatenção do governo baiano com as cidades. Ele argumenta que as populações recorrem a municípios de Sergipe como Estância e a capital Aracaju para receber assitência médica, por exemplo. "Vou fazer uma pesquisa de opinião pública junto às duas comunidades para saber o que elas acham. Se concordarem, e houver amparo legal na Constituição, apresento (a proposta)", detalhou, ao jornal A Tarde.
Já o deputado coordenador da bancada federal baiana, Nelson Pelegrino - PT-BA - afirmou que irá mobilizar os parlamentares votados nas duas cidades para a luta contra a irreverentemente chamada “invasão sergipana”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (10), após a publicação de uma matéria sobre o tema no jornal A Tarde, e repercutida pelo Bahia Notícias, relatar a intenção do congressista do estado vizinho. Macedo, que é nascido em Rio Real, alega que o governo baiano não dá atenção básica à região que tem que buscar serviços essenciais do outro lado da divisa, o que é verdade e não acontece somente com estes dois municípios. Sergipe vem sempre socorrendo o povo baiano, principalmente na questão de saúde. “Vamos mobilizar, também, as lideranças políticas locais para combater essa pretensão sem sentido. Isso não é uma ação unilateral, é uma proposição totalmente descabida. Vamos lutar da mesma forma que estamos lutando contra a separação do oeste da Bahia para ser transformado em um novo estado”, declarou Pelegrino.
É sempre assim. Não cuidam bem do nosso interior baiano, mas quando aparece alguém querendo cuidar é um Deus nos acuda. Na nossa proposta de criação do Estado da Bahia do Norte, Jandaíra e Rio Real ficariam bem no mapa e seriam pontos turísticos bem melhor tratados. O deputado Nelson Pelegrino só luta por Salvador. Pergunte aos seus assessores quais as emendas que o seu mandato liberou para os dois municípios?